A versatilidade do aço inoxidável e seus usos

01 A versatilidade do aco inoxidavel

O aço carbono é a base para a composição da liga que irá gerar o aço inoxidável, conferindo a ele maior nível de resistência mecânica. A primeira etapa na produção do ferro é responsável pela fabricação do ferro gusa, a mesma base para todas as demais composições.

Numa segunda fase, quando os elementos da liga do aço inoxidável são reunidos para a formação da liga é que se determina a que tipo de família irá pertencer o produto final, desde os mais maleáveis até os mais rígidos.

O carbono, contudo, é o elemento que endurece o aço, enquanto que os outros elementos, como fósforo, manganês e silício, fazem parte do ajuste do nível de resistência que encontramos no aço inoxidável.

A importância do carbono no aço inoxidável

Nessa composição que gera o aço inoxidável, o carbono possui um destaque especial, apresentando três características distintas:

  • Baixo carbono: oferece baixa resistência e dureza, alta tenacidade e ductilidade. O aço inoxidável de baixo carbono é aplicado em chapas para a indústria automobilística, em perfis de estruturas, em placas para produção de tubos, para a construção civil, pontes e ainda para latas de folhas de flandres;
  • Médio carbono: apresenta maior resistência e dureza, com menor tenacidade e ductilidade. O aço inoxidável de médio carbono atende a fabricação de rodas e equipamentos ferroviários, virabrequins e engrenagens, além de outras peças de máquinas que exigem maior resistência mecânica e tenacidade;
  • Alto carbono: o aço inoxidável de maior resistência e dureza, com menor ductilidade, aplicado para martelos, facas, talhadeiras e folhas de serra.

O aço inoxidável é um produto que está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial no mundo todo, oferecendo uso bastante diversificado, desde a produção siderúrgica até a fabricação dos mais diversos tipos de equipamentos.

No aço inoxidável encontramos três características das mais importantes: resistência, durabilidade e possibilidade de reciclagem. Com essas características, o aço inoxidável atende a indústria da construção, segmentos industriais dos mais diversos e até mesmo a produção de eletrodomésticos.

Com sua versatilidade, o aço inoxidável pode ser aplicado em todo tipo de construção, desde residências até edifícios. Como se trata de um material leve, ele pode imprimir maior velocidade à construção, exigindo menos mão de obra no local e acelerando a execução de qualquer projeto.

Além da construção civil, o aço inoxidável se torna imprescindível em qualquer tipo de indústria, como de alimentação, petrolífera, química, petroquímica e farmacêutica, entre outras, sendo utilizado para fabricação de tanques de armazenagem, de tubos e válvulas.

A têmpera do aço inoxidável

No aço inoxidável encontramos determinadas características, conforme a composição de sua liga, que o tornam específico para cada utilização. Sua liga básica é composta de ferro e cromo, podendo conter níquel, molibdênio e outros elementos, apresentando propriedades físicas e químicas superiores ao aço comum, além de alta resistência à oxidação atmosférica, que, como se sabe, é sua principal qualidade.

As aplicações do aço inoxidável podem ser as mais variadas, podendo ser encontrados desde nos aparelhos eletrodomésticos e nos pequenos utensílios, até a indústria naval. O aço inoxidável está presente nas cozinhas, em pias, talheres e panelas; está presente nos veículos dos mais variados tipos; está presente em elevadores, escadas rolantes e mobiliários.

Seu destino na aplicação industrial é essencial para algumas indústrias, como no caso da alimentação, onde favorece ações de manutenção e, principalmente, de assepsia.

Essa versatilidade faz do aço inoxidável o material mais apropriado para aplicação em todos os setores e segmentos industriais, comerciais e de serviços, atendendo a todas as necessidades e se mostrando como uma das descobertas mais importantes na história da humanidade.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>