Aço inox e suas principais características

Resultado de imagem para limpeza de aço inox

O aço comum é uma liga de elementos químicos, utilizando como principais metais o ferro e o carbono. Por sua vez, o aço inox, contendo também ferro e carbono, possui pelo menos 10,5% de cromo, criando uma composição química melhor balanceada para oferecer resistência à corrosão.

Originalmente desenvolvido para ser aplicado em equipamentos onde a principal exigência era a resistência à corrosão, o aço inox passou a ser também aplicado em outras condições, atendendo apelos estéticos.

A proteção da liga de aço inoxidável é resultado da resistência da camada superficial de óxido de cromo à oxidação e aos ataques do meio ambiente. A camada é praticamente invisível, apresentando uma espessura muito fina e bastante aderente, sendo denominada camada passível.

Essa camada, embora seja bastante estável, não é invulnerável, exigindo alguns cuidados especiais para manter suas características originais. Por isso, é necessário prevenir danos mecânicos ou contaminação da película de cromo.

A contaminação através de impurezas, tanto pela manipulação do aço inox com equipamentos utilizados em sua movimentação ou através da estocagem em áreas impróprias, pode comprometer a resistência à corrosão através da aderência de partículas em sua superfície.

A aderência de impurezas é responsável por evitar o contato do cromo da liga de aço inox com o oxigênio da atmosfera, impedindo a regeneração da camada passiva, podendo causar a corrosão.

O que é a corrosão no aço inox

A corrosão é uma inimiga natural de qualquer metal. Nas ligas de aço comum, as moléculas de ferro reagem com o oxigênio e formam uma camada superficial de óxido de ferro, que se mostra extremamente porosa, permitindo que a oxidação continue aumentando e causando a corrosão, ou seja, o que conhecemos como ferrugem.

No aço inox, a presença do cromo cria uma camada contínua, estável e bastante resistente, atingindo toda a superfície do aço, criada através da combinação do oxigênio com o cromo e protegendo o material contra a corrosão.

A camada passiva do aço inox se desenvolve espontaneamente com a presença do oxigênio e sua formação é praticamente instantânea, já que o cromo e o oxigênio possuem muita afinidade entre si.

As principais características da camada passiva do aço inox são as seguintes:

  • Grande estabilidade, estando presente em toda a superfície da liga e não se desprendendo;
  • Não é uma camada porosa, bloqueando a ação do oxigênio sobre o ferro;
  • É uma camada praticamente invisível.

Os cuidados com a camada passiva protegem o aço inox

Mantendo os cuidados necessários com a camada passiva, o aço inox oferece muito maior durabilidade. Os cuidados básicos são bastante simples, havendo apenas a necessidade de usar sabão, detergente suave ou neutro ou soluções de amônia em água morna.

Aplica-se a solução escolhida com um pano macio ou com uma esponja de nylon, enxaguando em seguida com bastante água e secando com um pano macio.

Deve-se também tomar cuidados com a umidade, que pode danificar o aço inox, provocando manchas em sua superfície. Essas manchas não são obrigatoriamente resultado de comprometimento da resistência contra a corrosão do material, embora possam prejudicar sua aparência, sendo também de difícil remoção.

O aço inox, portanto, não deve ser estocado em áreas vulneráveis a goteiras ou mesmo gotejamento decorrente de condensação. Se houver gotejamento ou goteiras, podem surgir manchas na superfície da chapa de aço inox ou das placas.

Além disso, gotas provenientes de condensação de tetos galvanizados podem conter resquícios de zinco e, quando surgem as manchas, elas só podem ser removidas do aço inox por polímeros ou processos mecânicos.

O procedimento correto na estocagem do aço inox é essencial para manter inalteradas suas características físicas e sua resistência à corrosão.

As chapas e bobinas de aço inox são fornecidas pelas usinas siderúrgicas embaladas em plástico de proteção, que deve ser mantido pelo maior tempo possível, prevenindo os possíveis danos que possam ser causados entre a entrega e a utilização do material.

Quando o aço inox é fornecido com o filme protetor de polietileno, produzido com PVC, o material não deve ser exposto diretamente à luz solar para não haver aderência do mesmo à superfície do aço.