Aço inox para tanques industriais: a melhor escolha

O tanque de aço inox pra indústrias é a melhor solução para garantir a qualidade no produto final, podendo ser utilizado em indústrias de alimentos, indústrias químicas, cosméticas, farmacêuticas ou em petroquímicas.

Trata-se de um dos equipamentos mais importantes para qualquer tipo de indústria, podendo ser utilizado para o armazenamento, para mistura, para lavagem ou separação e, inclusive, para a preparação de alimentos.

O tanque de aço inox vem atender às mais severas exigências com relação à assepsia e higiene, servindo para eliminar agentes que possam provocar infecções, como bactérias e fungos. Como se trata de um material que não é corrosivo e não apresenta porosidade, o aço inox torna a limpeza muito mais rápida e econômica.

O que você precisa saber sobre o tanque de aço inox

A construção e montagem de um tanque de aço inox deve seguir as normas e exigências dos órgãos responsáveis, sendo fabricados de acordo com projetos específicos, atendendo as necessidades de cada empresa.

Na montagem de um tanque para indústria são aplicados todos os cuidados para garantir a higiene e a qualidade do produto final, havendo a necessidade de cuidados especiais para com o acabamento e as soldas, que devem ser praticamente imperceptíveis.

Para atender essas necessidades, a capacidade e a espessura do tanque industrial deve seguir fielmente o projeto, inclusive com relação ao acabamento do material, que pode ser polido ou escovado.

Os cuidados na fabricação e montagem do tanque de aço inox, dessa forma, irão oferecer uma relação custo-benefício mais favorável ao fabricante, em razão de o tanque oferecer vida mais longa, não perdendo suas características originais mesmo depois de muitos anos de utilização.

Por ser um material bastante versátil, o aço inoxidável possui uma grande variedade de utilização, estando presente nos mais diversos segmentos industriais. O aço inoxidável pode ser aplicado para armazenamento de líquidos, de gases e sólidos, de alimentos, de produtos químicos e de ácidos, entre outros.

Cada tanque de aço inox pode ser fabricado de acordo com as especificações do cliente, desde seu formato até sua capacidade de armazenamento. Existem tanques de aço que podem armazenar mais de 200 mil litros de produtos, protegendo o material do contato com o meio ambiente.

Além disso, um tanque de aço inox deve levar em consideração o produto armazenado para a instalação de acessórios, como entradas e saídas, conexões e itens que sejam necessários, podendo, inclusive, possuir revestimento isolante, desde que essa condição seja necessária para o produto que está sendo produzido ou armazenado.

Algumas condições básicas para o tanque de aço inox industrial

Para atender a todos os requisitos, o tanque industrial em aço inoxidável deve ser fabricado segundo os padrões de qualidade previstos pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que segue as normas internacionais.

Diante disso, o tanque industrial deve ser projetado por profissionais especializados, com conhecimento de engenharia, de produção, de manutenção e de montagem de equipamentos, oferecendo, assim, maior vida útil e produtos finais com a qualidade exigida pelos consumidores.

Durante sua utilização, o tanque industrial de aço inox deve passar por manutenções periódicas, incluindo a limpeza e as possíveis necessidades de reforma ou de revisão geral. A manutenção vai oferecer melhores condições de produção e garantir à empresa produtora maior lucratividade em decorrência da agilização dos processos industriais.