Aço inoxidável e aço cromado são iguais?

Resultado de imagem para aço cromado e aço inox

Muitas pessoas se questionam sobre a utilização de aço inoxidável ou aço cromado, imaginando que possam apresentar as mesmas características. Evidentemente, pessoas conhecedoras não apresentam esse tipo de dúvida e, na hora de escolher, já dão preferência ao aço inox, mesmo sendo um produto de maior valor, apresentando maior garantia de qualidade.

Para que possamos conhecer as diferenças entre um tipo e outro de aço é importante que saibamos como é o processo de fabricação de cada um.

O processo de fabricação do aço inoxidável é completamente diferente do processo de produção do aço cromado. O aço inox é feito através de uma liga de ferro e cromo, havendo a adição de outros elementos químicos, como, por exemplo, o molibdênio e o níquel, além de outros que podem ser acrescentados conforme as características e objetivos finais de cada liga.

O cromo é o principal elemento na liga do aço inoxidável, uma vez que, quando em contato com o oxigênio do meio ambiente, automaticamente produz uma camada passiva, uma película de mínima espessura que é responsável pela resistência à corrosão do aço inox.

O aço cromado, por sua vez, possui um processo de fabricação muito mais simples, tendo a adição de uma quantidade significativa de cromo que, apesar de não ser reciclável, como acontece com o aço inox, gerando no processo uma quantidade significante de substâncias tóxicas, deixa o material com um brilho e uma vivacidade que o aço inox não consegue produzir.

Diferenças principais entre o aço inoxidável e o aço cromado

Na prática, o processo de produção entre os dois tipos de aço oferece muitas diferenças:

  • Maior durabilidade do aço inoxidável, que oferece vida útil muito superior ao aço cromado;
  • Aparência, que é melhor no aço cromado, apresentando um brilho muito mais forte do que o aço inoxidável;
  • Variedade, já que os tipos diferentes de aço possuem uma grande diversidade de opções para atender a todos os gostos e necessidades;
  • Maior facilidade de limpeza, uma vez que o aço inoxidável é muito mais prático de ser higienizado, ao contrário do aço cromado que, para manter o seu brilho característico, precisa de produtos específicos para limpeza;
  • Maior custo no aço inoxidável, que possui um sistema de produção mais complexo, além de exigir diversos componentes químicos, além do ferro e do cromo;
  • Sustentabilidade: o aço cromado não pode ser reutilizado em razão dos componentes tóxicos produzidos durante sua fabricação.

Entende-se, portanto, que o aço inoxidável é o mais recomendado quando a exigência é durabilidade, enquanto que o aço cromado oferece melhor estética, principalmente quando se trata de objetos de decoração ou peças de veículos.

Os cuidados exigidos pelo aço cromado

Enquanto o aço inoxidável pode ser higienizado apenas com água e sabão, na maior parte das vezes, o aço cromado vai exigir uma série de cuidados especiais para que mantenha sua aparência do longo da vida útil.

Os materiais de limpeza são específicos, podendo ser aplicados apenas em aço cromado, utilizando a recomendação presente na embalagem do produto. Além disso, o aço cromado não pode ser deixado em local úmido, já que a presença de água pode acelerar o processo de oxidação, aparecendo pontos de ferrugem.

O aço cromado, além disso, precisa ser higienizado mais vezes do que o aço inoxidável, uma vez que o acúmulo de sujeiras, inclusive poeira ou partículas de gordura, ajudam a acelerar o processo de oxidação.

É certo que ambos apresentam uma série de diferenças, mas também é importante lembrar que os dois tipos de aço têm sua utilidade e, dependendo das condições de uso, oferecem a durabilidade necessária para cada tipo de produto final.