Água – Reservatório em aço inox de 100 mil litros

12 água

A escolha do reservatório em aço inox deve ser feita de acordo com alguns padrões já estabelecidos, principalmente quando o consumo é diário, para pessoas, por exemplo, moradoras de um condomínio residencial, ou, se for para uma empresa, de acordo com a necessidade de água para os processos produtivos.

Para uso de água por pessoas em condomínios, a conta é bastante simples: para um reservatório em aço inox é preciso multiplicar o número de moradores pelo consumo médio diário por pessoa, estabelecido numa média de 150 litros diários, considerando ainda dois dias de adicional de reserva, para o caso de falta de abastecimento pela empresa fornecedora.

Desta forma, uma família com 4 pessoas, por exemplo, irá necessitar de 600 litros diários e, considerando os dois dias de reserva adicional, precisará de pelo menos 1200 litros. Neste caso, para se instalar um reservatório de aço inox de 100 mil litros, o mesmo será suficiente para atender 330 pessoas de um condomínio residencial.

Por que escolher o reservatório de aço inox

A escolha do reservatório de aço inox é a melhor para os grandes depósitos de água em virtude, principalmente, do material metálico, que permite agilizar a limpeza do depósito quando necessário. Nesse caso, é preciso que o reservatório seja construído de forma a ter a abertura suficiente para o seu manejo nas ocasiões de limpeza.

Além de ser bastante resistente, o reservatório de aço inox também oferece água fresca por mais tempo, já que a condutividade de calor é bastante reduzida, o que permite que a água sempre tenha temperatura mais baixa do que em outros depósitos, fabricados em outro tipo de material.

Além de sua utilidade prática, o reservatório de aço inox também possui traços simples e acabamento prateado, ganhando pontos com relação à estética, se estiver localizado em ambiente visível.

O reservatório de aço inox, embora não pareça, torna-se leve na construção, sendo construído de acordo com as necessidades do condomínio, aplicando os furos exigidos na localização adequada e instalado de forma a manter sua posição, evitando danos e amassos.

Assentamento do reservatório de aço inox

O assentamento do reservatório de aço inox deve ser feito em superfície horizontal, plana e rígida, bem nivelada, necessitando de uma base de concreto para manter-se, e essa pode ser a única exigência maior que reservatórios de outros materiais.

A área da superfície em que será instalado o reservatório de aço inox deve ser um pouco maior que a área de superfície do fundo do mesmo, e bastante resistente, ou seja, o suficiente para suportar o peso do depósito e do seu conteúdo. Nesse caso, é preciso lembrar que 1 litro de água equivale a 1 quilo. Então, somente o conteúdo de um reservatório de aço inox de 100 mil litros equivale a 100 toneladas.

É importante também lembrar que o reservatório de aço inox deve ter o aterramento necessário para o suporte do peso, não devendo nunca usar um aterramento de caixa de água convencional.

O reservatório de aço inox é preferido a outros materiais, como no caso de aço carbono, principalmente para uso pessoal, já que, nesse caso, o aço carbono não apresenta a mesma higiene, sendo recomendado para uso industrial ou agrícola. No caso de outros materiais, a resistência não seria suficiente para comportar a quantidade de água e, além disso, como é o caso de fibra de vidro, pode ocorrer a adição de amianto, que é prejudicial à saúde.

Frequência de limpeza do reservatório de aço inox

A higienização do reservatório de aço inox deve ser levada em conta logo no início do projeto, criando condições para que ele seja acessível por dentro de forma a ser mantido em condições de higiene adequadas e devendo ser limpo a cada 6 meses, pelo menos.

Em qualquer tipo de material, a falta de limpeza pode comprometer tanto a qualidade da água quanto a saúde dos moradores. Na limpeza, é preciso fechar o registro, esvaziar o reservatório e utilizar a quantidade de água existente para a limpeza geral, impedindo que essa água seja levada para os moradores.

A limpeza deve ser feita com materiais macios para não riscar o aço inox, evitando-se também o uso de sabão e detergente, entre outros produtos, e, depois de limpo, toda a água deve ser retirada com a subsequente higiene dos fundos e das paredes.

Depois de novamente cheio, o reservatório de aço inox deve ser desinfetado com água sanitária, lavando-se com mangueira e esvaziando novamente, antes de ser cheio e utilizado pelos moradores.