As diferenças entre os tipos de aço inoxidável

03 aco inoxidavel

O aço inoxidável é, atualmente, sinônimo de material resistente, com grande durabilidade, deixando sempre a impressão de ser um tipo de aço que suporta todas as condições de clima, temperatura e agressividade do meio ambiente, sendo, exatamente por isso, o mais utilizado para a produção de inúmeros tipos de equipamentos, desde tanques de grandes indústrias até utensílios domésticos e equipamentos farmacêuticos e hospitalares, entre outros.

Contudo, o aço inoxidável não é um material eterno. Ele possui maior resistência à corrosão, quando submetido aos mais diversos meios e agentes agressivos, só que essa resistência é variável, dependendo do tipo de aço utilizado.

Para a maior parte das pessoas leigas no assunto, é comum considerar que o aço inoxidável é igual em todas as suas aplicações e que qualquer equipamento ou produto fabricado com ele possui as mesmas características.

O aço inoxidável apresenta alta durabilidade, maior resistência aos impactos e à corrosão, além de temperaturas as mais variadas, porém, nem todos os aços inox são iguais.

Como se trata de uma liga e não de um material encontrado na natureza, o aço inoxidável leva em sua composição outros tipos de metal, podendo ser feito de várias ligas diferentes, que também irão resultar em materiais com características próprias.

As características de todos os tipos de aço inoxidável

Considerado seu lado técnico, qualquer aço inoxidável leva em sua liga um elemento comum, o cromo. O cromo é um mineral que, ao entrar em contato com o oxigênio presente na atmosfera, cria uma fina camada de óxido na superfície da liga, protegendo contra a corrosão do meio ambiente.

Essa camada protetora cobre toda a superfície do aço inoxidável e, quanto mais cromo houver na composição da liga, maior será a resistência à corrosão.

A camada de cromo é uma película finíssima, praticamente invisível, sendo altamente aderente à liga do aço inoxidável, servindo para defender o material contra agentes agressivos, como a água marinha, as variações de temperatura e o próprio oxigênio, o principal causador da ferrugem.

Quando o aço inoxidável recebe algum tipo de dano, como, por exemplo, um amassado, um arranhão ou corte, novamente o oxigênio do ambiente se combina com o cromo, criando nova película protetora e restaurando a resistência à corrosão.

A liga de aço inoxidável leva outros elementos, como o níquel, o vanádio, o tungstênio e o molibdênio, que também ajudam a aumentar a resistência do aço à corrosão, garantindo múltiplas aplicações ao produto.

Com diversos tipos de aço inoxidável presentes, é preciso fazer a seleção correta do tipo de aço e da sua superfície de acabamento para garantir maior vida útil ao material e ao equipamento com ele fabricado.

As famílias de aço inoxidável

O aço inoxidável é fornecido em centenas de composições de ligas, fabricados com as mais diversas etapas de processamento, modificando as propriedades dos metais e apresentando características as mais diferenciadas.

Normalmente, o aço inoxidável é classificado em cinco categorias básicas:

  • Aços ferríticos;
  • Aços martensíticos;
  • Aços austeníticos;
  • Aços duplex;
  • Aços endurecidos por precipitação.

Características presentes nas famílias de aço inoxidável

Em todas as famílias de aço inoxidável podemos encontrar as características básicas seguintes:

  • Alta resistência à corrosão;
  • Aparência de material higienizado;
  • Facilidade de limpeza;
  • Propriedades mantidas mesmo em temperaturas diferentes;
  • Resistência às variações de temperatura;
  • Acabamentos superficiais de formas variadas;
  • Maior apelo visual, apresentando prestígio, leveza e modernidade;
  • Melhor relação custo-benefício que outros tipos de aço;
  • Menor custo de manutenção;
  • Baixa rugosidade superficial;
  • Material totalmente reciclável.

O aço inoxidável serve para qualquer tipo de aplicação

Além das principais famílias de aço inoxidável, existem diversas subclassificações, considerando também o fato de que, com frequência, surgem novas ligas, com novas características.

Dessa maneira, o aço inoxidável é um tipo de material que atende a todas as opções e todos os gostos, sendo cada vez mais utilizado no desenvolvimento de equipamentos os mais diversos, trazendo novas soluções de utilidade.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>