Importância do aço inox na produção de alimentos.

Os tanques produzidos com aço inox são usados principalmente nas indústrias de bebidas, alimentos, laticínios e vinho. O mais notável é que os benefícios do aço inox são inúmeros, mas principalmente ele é um material altamente resistente à corrosão, a variação de temperatura, é de fácil manutenção, além de ser muito higiênico, pois sua superfície é compacta, sem porosidade e baixa retenção de bactérias.  Assim, se percebe a importância do aço inox na produção de alimentos que garante um produto final de qualidade e dentro de todas as normas da vigilância sanitária.

Importância do aço inox na produção de alimentos.

Portanto, devido à importância do aço inox na produção de alimentos, as empresas do ramo alimentício utilizam cada vez mais tanques feitos com esse material devido aos inúmeros benefícios que ele possui. Certamente as empresas de alimentos precisam tomar alguns cuidados e precauções para evitar que futuramente ocorram alguns problemas que podem ser causados no tanque de aço inox devido a sua má utilização.

Acima de tudo, os tanques de aço inox são muito usados pela indústria de alimentos, servindo desde o preparo, produção, processamento, estocagem e distribuição. O mais notável é que para cada tipo de alimento existe um tipo de aço inox mais apropriado que atende todas as necessidades das indústrias.

Consequentemente, como os alimentos entram em contato direto com os equipamentos e recipientes, eles são produzidos com o aço inoxidável do tipo 304 e 316. Também é utilizado o aço 430 que possui 17% de cromo, onde este tipo é mais indicado para equipamentos domésticos, pois sua resistência a corrosão é menor do que aquela que é necessária para a produção dos alimentos. Assim, os aços do tipo 304, 304L, 316, 316L e 430 são adequados tanto para a produção quanto para o manuseio dos alimentos.

Cuidados e manutenção com os tanques.

É de fundamental importância realizar a limpeza e a higienização correta e adequada dos tanques para alimentos. Para que isso ocorra de forma correta é necessário escolher produtos próprios para o aço inoxidável. No caso do inox do tipo 304 é necessário saber que ele não resiste ao cloro e aos cloretos. Assim, não se devem usar os produtos de limpeza que possuam na sua composição esses componentes que podem prejudicar o aço inox.

Portanto, é necessário realizar a manutenção e limpeza de forma correta para que os tanques de aço inox não sofram danos. Veremos algumas dicas de cuidados e manutenções para as pessoas que utilizam os tanques de aço inox para produção de alimentos na sua indústria:

– Em primeiro lugar é preciso solicitar a revisão técnica pelo menos uma vez ao ano, pois assim será verificado o estado e o funcionamento dos tanques.

– Observar o funcionamento dos ventiladores.

– Verificar o radiador, que deve estar sempre bem ventilado.

– Realizar a limpeza e higienização periodicamente e sempre que possível.

Além disso, sempre que for percebido qualquer tipo de falha nos tanques deve-se chamar a assistência técnica para resolver o problema logo no inicio. Outro fator interessante é que às vezes algumas empresas, principalmente do ramo de laticínios estão vindo a público anunciar e se desculpar que alguns dos lotes dos seus produtos estão com algum tipo de alteração. Provavelmente, os alimentos entram em contato com algum produto de limpeza que não devem ser utilizados nos tanques e acaba acontecendo alguma alteração.

Consequentemente, se a manutenção tivesse sido realizada da forma certa, isso não aconteceria. Assim, se percebe como é importante realizar a manutenção correta dos tanques de aço inox, pois os alimentos produzidos serão consumidos por pessoas que devem ter sua saúde preservada e garantida.

Benefícios do aço inox.

Devido à importância do aço inox na produção de alimentos ele é um material muito utilizado em vários tipos de equipamentos desde os mais simples até os mais complexos, como é o caso dos tanques de armazenamento e de maturação.

Acima de tudo, o aço inoxidável é um material que apresenta grande segurança, além de possuir neutralidade química, o que atende todos os requisitos necessários para utilização industrial de contato com alimentos.  Assim, por ser muito resistente à corrosão, ele se tornou o material mais utilizado pelas indústrias de alimentos.

Além disso, um benefício muito importante do aço inox é com relação ao gosto e odores dos alimentos, pois a sua superfície pode ficar livre de qualquer tipo de resíduo ou bactéria com muita rapidez, principalmente nos casos que é necessário mudar o tipo de alimento.

Outra característica muito importante deste material é que ele é de fácil limpeza e higienização, por não ser um material poroso. Assim, os restos de alimentos podem ser removidos com grande facilidade da sua superfície. Como não produz resíduos nos equipamentos, não apresenta riscos de contaminar os alimentos. Além disso, por ser de fácil limpeza se torna mais prática a remoção de qualquer agente que possa contaminar os alimentos, facilitando a eliminação de bactérias ou microrganismos.

Certamente, devido a ser um material forte e resistente, ele suporta vários tipos de mudanças de temperaturas, desde as mais baixas até as mais elevadas, permitindo ser utilizado para armazenar alimentos congelados até a preparação dos alimentos em fornos industriais. Com todas essas facilidades e qualidades, as indústrias percebem cada vez mais a importância do aço inox na produção de alimentos. Assim o aço inoxidável se torna um dos materiais mais utilizados pela indústria alimentícia que precisa de equipamentos com qualidade.