O aço inox e sua preferência na indústria de alimentos

Resultado de imagem para tanque de aço inox

Um dos principais aspectos na indústria de alimentos é o processamento dos alimentos e das bebidas de forma totalmente higiênica. O aço inox é um material que oferece registro comprovado de sucesso em áreas onde a higiene e a facilidade de limpeza sejam críticas.

Dessa forma, a utilização do aço inox já é consagrada nas indústrias de alimentos, onde é necessário manter higiene total, seguindo recomendações de normas nacionais e internacionais de segurança e higiene sanitária. Os equipamentos produzidos em aço inox possibilitam que as indústrias alimentícias ofereçam a garantia de maior qualidade em seus produtos ao consumidor final.

Além de estar em acordo com as normas nacionais e internacionais, o uso do aço inox nas indústrias de alimentos também oferece outras vantagens, como podemos destacar a seguir:

O aço inox oferece melhores condições de limpeza

Uma das principais qualidades percebidas nos equipamentos de aço inox é a facilidade de suas condições de limpeza, fazendo desse material o primeiro a ser escolhido quando são exigidas condições estritas de higiene, como ocorre na indústria de alimentos. Os equipamentos em aço inox não são porosos e, desta forma, não retém resquícios de alimentos e não permite a proliferação de bactérias contaminantes.

Aço inoxidável e sua resistência à corrosão

O aço inoxidável é extremamente resistente à corrosão em razão da presença do cromo em sua liga. O cromo, ao entrar em contato com o meio ambiente e com o oxigênio atmosférico, cria uma camada extremamente fina de óxido em sua superfície, protegendo o aço contra os ataques corrosivos do próprio meio ambiente. A película protege a liga de aço contra a ação de agentes agressivos como variações de temperatura, contra salinidade e contra o próprio oxigênio, que é o principal causador de oxidação na natureza.

A higiene do aço inoxidável

Entre os fatores que tornam o aço inox a melhor opção para a indústria alimentícia é a higiene do material, em razão da rapidez e da facilidade com que a superfície do aço pode ser livre de resíduos ou de bactérias.

A rapidez e a facilidade na higienização são importantes para a indústria alimentícia, permitindo melhor conservação das características gerais dos alimentos, principalmente naqueles mais perecíveis, como o leite e seus derivados, por exemplo.

Resistência às altas temperaturas

O aço inox é um material que resiste às altas temperaturas, sendo de essencial importância essa característica para o processamento nas indústrias alimentícias. Os equipamentos produzidos em aço inoxidável, além disso, também resistem aos ataques de compostos ácidos e corantes, que tacam a superfície do equipamento, podendo provocar o surgimento de frestas microscópicas que propiciam a proliferação bacteriana, situação totalmente improvável no aço inox.

O aço inox e sua estabilidade funcional

Com uma liga apropriada, o aço inoxidável não reage quanto em contato com compostos químicos que possam ser liberados pelos alimentos. Essas reações poderiam causar intoxicação e contaminação nos alimentos produzidos.

Com todas essas características, o aço inoxidável se apresenta como o melhor material para a indústria de alimentos. Quando se trata de segurança alimentar, os materiais que oferecem maior garantia de qualidade são de utilização obrigatória.

Com sua elevada resistência à corrosão, através de suas propriedades mecânicas, de sua alta durabilidade e de sua inércia química, além da superfície de baixa aderência, o aço inox é a matéria prima obrigatória para equipamentos de processamento de alimentos e bebidas, servindo em todas as etapas de produção, desde o processamento até a entrega final ao consumidor.