O aço inox.

Acima de tudo, o aço inox é um tipo de material utilizado por várias indústrias, pois possui várias qualidades importantes para garantir que o armazenamento dos produtos seja adequado e dentro de todas as normas exigidas.

Em razão disso, uma das principais características que chama a atenção das indústrias é que os equipamentos fabricados com o aço inox é a resistência à corrosão. Além disso, eles são revestidos com pintura ou película protetora, tanto interna quanto externa, que são adequadas para receber diversos tipos de produtos.

O mais importante é que os tanques e reservatórios fabricados com o aço inox são utilizados para armazenar vários tipos de líquidos e gases, além de poder operar com diferentes graus de pressão ou até nenhuma pressão, tudo de acordo com a necessidade de cada tipo de produto. Esses equipamentos são normalmente construídos no formato de cilindro, com fundo chato, com o teto flutuante e pode possuir ou não tampas.

Certamente a instalação dos tanques e reservatórios para armazenar vários tipos de produtos é feita para evitar qualquer tipo de perda, seja ela por evaporação, vazamento ou algum derramamento de liquido.

O mais notável é que os tetos que são flutuantes são itens fundamentais de segurança, que servem como um meio de prevenção contra a poluição para algumas indústrias, como no caso do petróleo.  Também se deve destacar que o teto flutuante acompanha o nível dos líquidos que são armazenados, reduzindo o espaço que existe acima do nível do conteúdo.

Portanto os equipamentos produzidos com o aço inox são utilizados por vários segmentos das indústrias, como bebidas, laticínios, vinhos, sucos, petrolífera, cosmética, entre outros. Isso acontece devido ser um material com uma grande resistência à corrosão e a variações de temperatura, é de fácil manutenção, de grande durabilidade e de fácil higienização.

Tipos de aço inoxidável.

Atualmente existem vários tipos de aço inox e cada um tem uma função para um determinado uso e finalidade. Esse material encontra-se presente nas cozinhas industriais, em aparelhos domésticos, em vários segmentos das indústrias, em decorações, em corrimões de escada, em móveis, peças de automóveis, em equipamentos para construção civil, entre outros.

Certamente ele é um material muito utilizado por vários tipos de indústrias do mundo todo, pois suas características são ideais para que se obtenha um produto final com a qualidade desejada e dentro das normas de segurança e da vigilância sanitária.

O mais importante é que o aço inox é um material com características que merecem destaque, como:

– É um material resistente a corrosão,

– Tem grande durabilidade, o que gera menos trocas de peças,

– Baixo custo de manutenção,

– Oferece facilidade de limpeza e higienização,

– Tem pouco risco de contaminação por microrganismos ou bactérias,

– É resistente as mais variadas temperaturas, desde as mais baixas até as mais elevadas,

– É um material reciclável.

Consequentemente, o aço inox se torna um dos materiais mais utilizados pelas indústrias de alimentos, de bebidas, química, petrolífera, laticínios, cosmética, entre outras. Utilizando estes equipamentos o produto final mantém sua qualidade e agrada todos os consumidores.

Cuidados e manutenção desses equipamentos.

Em primeiro lugar os equipamentos fabricados com o aço inox devem ter alguns cuidados importantes para garantir sua durabilidade e também a qualidade dos produtos que são armazenados no seu interior. É necessário realizar a limpeza e higienização adequada deles para não haver risco de contaminação por bactérias ou qualquer tipo de microrganismo.

Acima de tudo, é importante utilizar produtos próprios para realizar a limpeza do aço inoxidável. O mais importante é não usar produtos de limpeza que possuam na sua composição componentes que possam prejudicar o aço inox. Um exemplo é o inox do tipo 304 que é um material que não é resistente ao cloro ou cloretos e assim, esses componentes não podem estar presentes nos materiais de limpeza.

Portanto os equipamentos produzidos com aço inoxidável devem ter sua limpeza de forma correta para que não sofram danos. É importante solicitar uma revisão técnica, pois a empresa poderá verificar o estado e funcionamento dos seus equipamentos.

Também é importante verificar o funcionamento dos ventiladores, radiadores, que devem ser bem ventilados. Assim, as pessoas responsáveis por realizar a higienização dos equipamentos precisam realizá-la sempre que possível para garantir que eles estejam limpos e livres da presença de bactérias.

Consequentemente, quando for percebido qualquer tipo de falha nos equipamentos é importante chamar a assistência técnica para descobrir o motivo da mesma e resolver o problema logo.  Além disso, quando a manutenção e limpeza são realizadas de forma correta, os produtos mantém sua qualidade e assim, no caso dos alimentos e bebidas, podem ser consumidas pelas pessoas sem medo de alguma contaminação.