O que pode provocar a ferrugem no aço inoxidável?

06 Ferrugem aço inox

A manutenção feita de forma regular e periódica é de fundamental importância para garantir a durabilidade de qualquer produto ou equipamento desenvolvido a partir do aço inoxidável. A limpeza deve ser feita com a utilização de uma solução de sabão neutro, devendo o equipamento ser enxaguado e seco para garantir que não surjam pontos de ferrugem.

A recomendação é válida desde um tanque de aço inoxidável numa indústria química, farmacêutica ou de alimentos até um eletrodoméstico.

A secagem após a higienização é importante para ajudar a prevenir a formação e manutenção de resíduos que possam apresentar manchas de ferrugem, principalmente em regiões litorâneas, onde a salinidade do ar é maior do que no interior.

Para a eliminação de manchas de ferrugem no aço inoxidável é importante não utilizar esfregões metálicos, já que eles emitem pequenas partículas que poderão, eventualmente, se transformar em pontos de ferrugem, atacando o filme formado pelo aço que é o seu maior protetor.

O que provoca a ferrugem no aço inoxidável

A indústria desenvolveu inúmeros tipos de aço inoxidável, cada um com características bastante específicas, destinados ao desenvolvimento de diversos tipos de equipamentos e produtos, desde utensílios de cozinha até tanques industriais, passando por decoração e por equipamentos para indústria farmacêutica.

O aço inoxidável possui como base uma mistura de ferro e de cromo, além de outros minérios para cada tipo de aço. Essa base pode apresentar pequenas falhas em áreas microscópicas que ficam expostas ao oxigênio do ar, ou seja, estão expostas á oxidação.

Além disso, o aço inoxidável também pode se tornar mais suscetível à ferrugem dependendo de determinadas condições, como temperaturas elevadas, tempo de exposição a produtos químicos, etc.

O que pode prejudicar o aço inoxidável

De uma maneira geral, o aço inoxidável possui uma película que conserva suas propriedades antioxidáveis. Contudo, é necessário que tenha o tratamento e os cuidados necessários.

A superfície do aço inox pode ser limpa com bastante facilidade, mesmo que esteja sob condições adversas de contaminação ou de elementos estranhos. Ocasionalmente, no entanto, dependendo de sua natureza, alguns contaminantes podem ser de mais difícil remoção.

A consequência de o aço inoxidável apresentar qualquer tipo de ferrugem não é decorrência de sua qualidade e de sua resistência, mas sim devido ao seu uso inadequado, ou mesmo ao emprego incorreto de metodologias de limpeza e de manutenção.

Você vai conhecer mais detalhes sobre procedimentos inadequados a que o aço inoxidável pode ser submetido quando apresenta sinais de ferrugem:

1.      Soluções para limpeza e esterilização

Em alguns equipamentos de aço inoxidável, principalmente aqueles utilizados na indústria de preparação de alimentos, por exemplo, são aplicados produtos químicos agressivos, como, por exemplo, com maior quantidade de cloro. Os produtos devem ser preparados em concentrações adequadas para não originar ataques corrosivos, além do que também é preciso que sejam removidos do equipamento depois da higienização através de enxague completo.

2.      Produtos químicos e ácidos

Os ácidos e alguns produtos químicos são prejudiciais para o aço inoxidável, devendo ser evitados. Água sanitária e alvejantes podem ser usados ocasionalmente, desde que diluídos em água, evitando-se também o uso de água fervente, dando preferência à água fria.

3.      Produtos abrasivos

Produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos ou polidores, são extremamente prejudiciais ao aço inoxidável, já que eliminam a camada de filme de cromo, podendo oferecer pontos de oxidação.

4.      Sal e altas temperaturas

O sal, até mesmo em alimentos com alta concentração, quando em contato prolongado com o aço inoxidável prejudicam a camada de cromo. Altas temperaturas devem ser evitadas no uso de equipamentos de aço inox.

5.      Contato com aço comum

Os equipamentos de aço inoxidável não devem permanecer em contato por tempo prolongado com aço comum, principalmente diante de situações de umidade. Até mesmo uma simples lã de aço pode provocar ferrugem no aço inox quando em contato por muito tempo.

6.      Pó e sujeira

O pó e a sujeira depositados sobre a superfície do aço inoxidável, principalmente em áreas litorâneas ou dentro de indústrias, absorvem contaminantes corrosivos, como é o caso do sal marinho. A evaporação e concentração podem apresentar pontos de ferrugem no aço inox.

O aço inoxidável é resistente, mas não invulnerável. Os cuidados tomados com sua manutenção é que irão garantir maior durabilidade para o equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *