O tanque de aço inox na indústria de alimentos

Resultado de imagem para aço inox reciclável

Na indústria de alimentos, em qualquer tipo de processo, a manutenção das condições de higiene é um requisito básico. Para garantir condições adequadas, as superfícies que ficam em contato com os alimentos devem ser impermeáveis, livres de trincas, fendas ou arranhões para não reter matéria orgânica. O tanque de aço inox é perfeito para a indústria de alimentos, já que é o ideal para ambientes em que a segurança e a limpeza são essenciais.

A segurança oferecida pelo aço inox na indústria de alimentos atende perfeitamente a legislação, que exige que os alimentos sejam produzidos em ambientes totalmente higienizados.

Qualquer contaminação pode provocar intoxicações alimentares, um problema que é responsável por pelo menos 13 mil internações todos os anos. Para evitar esse tipo de condição é preciso que a indústria de alimentos tenha os maiores cuidados com os equipamentos utilizados.

Assim, todos os equipamentos e utensílios devem ser projetados de forma a prevenir qualquer tipo de ameaça à saúde, possibilitando completa e fácil limpeza e desinfecção, além de oferecer perfeita visibilidade durante a inspeção.

Os equipamentos e produtos fabricados com aço inox oferecem essas condições para a indústria de alimentos, já que se trata de um tipo de material que possui características essenciais para a higiene.

O aço inox é um material inerte

Uma das principais características do aço inox é ser basicamente inerte à maior parte dos compostos liberados pelos alimentos, inclusive aditivos químicos. O aço inoxidável não cria fissuras, não quebra e não oferece rachaduras, sendo perfeitamente neutro aos gêneros alimentícios, mantendo seu gosto e aparência.

O aço inox oferece facilidade de limpeza

Outra característica importante é a facilidade de limpeza apresentada pelo aço inox, que possui um registro comprovado do sucesso e utilidade onde a higiene e a desinfecção são tão importantes.

Além disso, com toda a higiene apresentada, o aço inoxidável mantém o gosto, o cheiro e a aparência de qualquer alimento processado, ficando totalmente livre de resíduos e bactérias a cada final de processo de fabricação.

O aço inox é resistente à corrosão

Quando se trata de segurança, o aço inoxidável é um material que oferece neutralidade química e biológica, apresentando ainda elevada resistência à corrosão, comprovando sua segurança mesmo em situações mais extremas, inclusive podendo ser exposto à acidez mais elevada.

Com essas características, os equipamentos das indústrias de alimentos produzidos em aço inox cumprem todas as necessidades da vigilância sanitária, não havendo necessidade de serem substituídos prematuramente em razão de desgaste ou de deterioração estética.

Os alimentos contêm compostos ácidos e alcalinos que atacam as superfícies de utensílios, levando a formação de frestas microscópicas que se transformam num local propício para abrigar bactérias. Como se trata de um material que evita esse tipo de microfissura, o aço inox pode ser aplicado em toda a cadeia produtiva da indústria de alimentos, desde seu processamento até a cadeia de distribuição.

O aço inox apresenta baixa retenção bacteriológica

Com essas características, o aço inoxidável evita a possibilidade de focos bacterianos ou micóticos. O material pode ser usado tanto para preparar alimentos como para servi-los, o contrário de outros materiais usados na fabricação de equipamentos.

Finalmente, o aço inoxidável é um material totalmente reciclável, podendo ser remanufaturado. Caso seja submetido a um processo de incineração, o aço inox pode ser recuperado das cinzas e reciclado. E, mesmo assim, se simplesmente for descartado, não oferece nenhum efeito prejudicial ao solo ou à água, já que se trata de um material totalmente compatível com o meio ambiente.