Principais características do tanque de aço inoxidável

06 tanque inox


O tanque de aço inoxidável utilizado para armazenamento é um recipiente próprio para guardar fluidos, tanto à pressão atmosférica quando em pressões superiores, com exceção daqueles enquadrados como vasos de pressão.

Na indústria de processamento, a maior parte dos tanques de aço inoxidável é construía de acordo com requisitos estabelecidos em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (as NBR), cada uma delas com fins específicos.

O tanque de aço inoxidável pode ter as mais variadas dimensões, desde 2 m de diâmetro até 50 metros ou mais. Dependendo do tamanho, o tanque deve ser instalado no interior de bacias de contenção, que têm o objetivo de conter possíveis derramamentos, no caso de rupturas.

A instalação do tanque de aço inoxidável tanto pode ser na horizontal quanto na vertical, com construção em teto fixo ou flutuante, interno ou externo. Tudo depende das características, de sua finalidade e do produto que está sendo armazenado.

Assim, podemos ter tanques de aço inoxidável para recepção, para armazenamento de resíduos, para o processo de mistura e para o armazenamento do produto acabado.

Nas indústrias, como as químicas e alimentícios, é necessário armazenar grandes quantidades de produtos específicos, utilizando o tanque de aço inoxidável para armazenamento, tanto em pressão atmosférica quanto em pressões superiores. Portanto, cada tanque deve ter seu projeto próprio, de acordo com sua finalidade.

Os tipos de tanque de aço inoxidável

De forma geral, são três os tipos de tanque de aço inoxidável para armazenamento, classificados de acordo com seu formato de construção:

  • Tanques cilíndricos horizontais;
  • Tanques cilíndricos verticais;
  • Tanques esféricos.

O tanque de aço inoxidável horizontal é mais utilizado em casos em que o consumo do produto é pequeno, havendo também menor peso, enquanto que o tanque vertical é mais utilizado em necessidade de consumo mais elevado, quando é preciso manter estoques operacionais em maior volume.

Como precisam suportar líquidos de maior densidade, esses tanques também devem suportar maior peso específico.

O tanque de aço inoxidável esférico, por sua vez, pode suportar pressões maiores, sendo utilizado basicamente para armazenamento de GLP ou GN, sob alta pressão.

Características principais do tanque de aço inoxidável

Entre as principais características do tanque de aço inoxidável, devemos considerar o teto, o fundo e o costado.

  • O teto do tanque de aço inoxidável pode ser fixo, quando utilizado para armazenar petróleo e derivados, ou pode ser flutuante, quando é necessário evitar perda do produto por evaporação;
  • O fundo pode ter formato cônico, curvo, plano, cônico invertido ou inclinado, dependendo do produto que está sendo armazenado e das condições ideais para esvaziamento e higienização;
  • O costado pode ter formato cilíndrico ou esférico, sendo que o esférico é mais apropriado para armazenar gases, já que oferece condições de esvaziamento sem deixar resíduos.

De forma geral, o tanque de aço inoxidável possui uma estrutura de sustentação do teto que varia em função do tamanho e da capacidade de armazenamento. Assim, podemos encontrar teto cônico, curvo, em formato de guarda-chuva, esferoidal e semiesferoidal.

Com relação à sua instalação, o tanque de aço inoxidável pode ser colocado na posição horizontal ou na vertical, dependendo de como serão realizadas a carga e a descarga do material armazenado.

A inspeção e manutenção do tanque de aço inoxidável deve ser feita com regularidade para que as condições físicas e químicas do produzo armazenado permaneçam as mesmas.

Vale lembrar que o tanque de aço inoxidável deve ser projetado e construído para oferecer resistência, já que pode ser usado para armazenamento de material corrosivo ou necessitar de temperaturas elevadas e fatores abrasivos.

Assim, é importante que o aço utilizado seja da maior qualidade, evitando prejuízos para a produção e para o armazenamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *