Principais usos para tanques de aço inox

Embora os tanques de aço inox possam ser usados ​​em inúmeros setores diferentes da indústria, seus principais usos envolvem a retenção de três categorias de materiais: água, produtos químicos e alimentação.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Se você ainda não decidiu que tipo de tanque de armazenamento comprar, embora tenha que considerar o tamanho e a localização, você precisa primeiro determinar de que material ele será construído. 

Tanques de polietileno e concreto são ótimos, mas a melhor opção disponível continua sendo o aço inox. De fato, os tanques de armazenamento de aço inox são duráveis, econômicos e oferecem muitos benefícios adicionais.

Tanques de aço inox para água

Em primeiro lugar, não deve ser surpresa que tanques de aço inox sejam usados ​​com frequência para carregar e transportar água. Aliás, o próprio aço é usado para armazenar e transportar água há mais de 150 anos.

De fato, é o material preferido de diversas indústrias. Por exemplo: agricultura, manufatura, irrigação, serviços de proteção contra incêndio e muito mais. Todas essas indústrias exigem uma grande quantidade de água disponível em um piscar de olhos.

Alta resistência

Sem dúvida, os tanques de aço inox podem suportar uma grande variedade de condições ambientais. Isso garante a máxima proteção contra vazamentos, bem como as perigosas condições de segurança que resultam de tais derramamentos.

É fundamental garantir a segurança dos profissionais que vão lidar com os produtos químicos armazenados no tanque.

Tanques de aço inox para produtos químicos

Tanques de produtos químicos de aço inox, como o nome indica, contêm todos os tipos diferentes de misturas químicas. 

Os tanques de retenção de produtos químicos são usados ​​com mais frequência porque resistem à corrosão e protegem contra derramamentos que outros materiais podem causar com apenas um simples furo.

Tanques de aço inox para alimentação

Inúmeras empresas do setor agrícola frequentemente aproveitam as vantagens dos tanques de aço inox para fins que envolvem a melhoria da eficiência alimentar do gado. Mais uma vez, o motivo é o fato do aço inox não corroer, dissolver, lascar ou contaminar o material armazenado no tanque.

Certamente, é de longe a melhor maneira de armazenar ração para gado, o que é essencial para a saúde prolongada e também para a segurança dos animais. No longo prazo, isso ajuda a aumentar o fluxo de caixa por meio da redução do desperdício.

Aço inox é a principal escolha de várias indústrias

Aço carbono, aço inox, alumínio e cobre são quatro dos tipos de metal mais comuns usados ​​na indústria de construção de tanques de armazenamento em vários países do mundo.

Mas quando se trata de manter seguros os suprimentos essenciais listados acima, apenas o aço inox pode suportar o desafio.

Benefícios do uso de tanques de aço inox

O custo total de propriedade de um tanque de aço inox é inferior ao custo de propriedade de um tanque de polietileno ou concreto, por exemplo. 

A razão para isso é a maior vida útil do aço inox. Então, em comparação com as opções convencionais, os tanques são projetados para durar mais anos de uso.

Vida útil

Saiba que um tanque de armazenamento construído em aço inox pode durar de 15 a 20 anos, com uma regular manutenção de limpeza. Portanto, tanques de aço inox custam menos no que se refere à vida útil do que as opções tradicionais.

Personalização  

Apesar de sua durabilidade, o aço inox pode ser dobrado, laminado e moldado para atender a todos os tipos de necessidades personalizadas. 

Além disso, os tanques podem ser projetados em uma ampla variedade de diâmetros, comprimentos e alturas, o que oferece flexibilidade para muitas indústrias com requisitos de armazenamento exclusivos.

Longevidade  

Os tanques de aço inox podem manter sua forma e propriedades por um longo período de tempo, bem como em uma ampla faixa de temperaturas, especialmente em temperaturas extremamente baixas.

Além disso, esse material é menos afetado pela luz ultravioleta, que pode danificar significativamente os tanques de armazenamento de produtos químicos feitos de outros materiais.

Conclusão

Por fim, os tanques de aço inox são a melhor opção devido a sua eficiência em armazenar qualquer tipo de produto que exija cuidados especiais. Isso porque oferece extrema durabilidade e não enferruja.  

Saiba mais sobre Tanques de aço inox para a fabricação de refrigerantes.