Reservatório de estocagem para suco.

Atualmente existem vários tipos de sucos que são comercializados no mercado, como sucos integrais, concentrados, desidratados, tropicais, entre outros e a maioria deles passa por algum processo dentro do tanque de aço inox. Assim a produção de sucos consegue ter maior eficiência e ótimos resultados, pois são armazenados, estocados e fabricados dentro de tanques e aço inox, como é o caso do reservatório de estocagem para suco.

Reservatório de estocagem para suco.

Portanto, é um dos materiais mais utilizados para fabricação de sucos, pois os tanques feitos com aço inoxidável garantem que o produto final mantenha sua qualidade, podendo até ser transportados para outros países.

Além disso, os fabricantes são obrigados a informar para o consumidor o tipo de suco que esta sendo comercializado pela sua empresa. Assim, criou-se uma Lei numero 8.918 no dia 14 e julho de 1994 que garante para o consumidor que ele consiga reconhecer as formas de comercialização do suco que ira comprar e consumir.

Outro fator interessante é que o nosso país é um dos maiores produtores de sucos cítricos e grande parte é destinada para outros países. Assim, utilizar os tanques e reservatórios de aço inox, como o reservatório de estocagem para suco, é de fundamental importância nesse tipo de produção para garantir que o suco seja de qualidade e agrade todos consumidores, sendo deste país ou de outros.

O aço inox na produção de sucos.

Os tanques e reservatórios de aço inox são muito utilizados pela indústria na fabricação dos mais variados tipos de sucos, pois são equipamentos que garantes a qualidade e mantém o sabor original da fruta, sem deixar de lado seu frescor, o que atende as exigências do consumidor.

Assim, o suco obtido das frutas é armazenado de acordo com sua classificação, além de ter sempre a necessidade do acompanhamento do controle de qualidade. O aço inoxidável se encontra também nos caminhões que fazem o transporte dos sucos para as indústrias ou para os portos, onde o suco é exportado para vários países, com a mesma qualidade que é oferecida no nosso país.

Consequentemente, os tanques e reservatórios de aço inox são equipamentos considerados básicos para produção, conservação e estocagem dos sucos de frutas. O reservatório de estocagem para suco é de fundamental importância para estocar os sucos e garantir que ele siga todo o processo de fabricação de forma adequada e no final será obtido um suco de qualidade que ira agradar o consumidor final.  

Além disso, por ser um produto perecível, que exige cuidados especiais durante todas as fases de produção, os sucos são obtidos através de controle de qualidade que são determinados pela vigilância sanitária. Devido a essas exigências, os tanques e reservatórios de aço inox são equipamentos fundamentais e muito importantes para as empresas produzirem sucos com a garantia de qualidade e que sigam as normas mais exigentes.

Tipos de sucos produzidos nos tanques de aço inox.

Em primeiro lugar, quando as frutas chegam à indústria, já se inicia o processo de controle de qualidade para garantir que todo o processo seja feito de forma correta e no final se obtenha um suco de qualidade.

Acima de tudo, os tanques e reservatórios de aço inox permitem que ocorra a produção de vários tipos de suco como vamos ver a seguir.

Sucos:

– Suco integral: o suco integral deve ter o sabor da fruta totalmente preservado. Portanto é proibido adicionar açúcar no processo de fabricação e assim, ele se torna um suco mais puro.

– Suco concentrado: esse suco é parcialmente concentrado e é feito pela desidratação, de forma que a concentração de sólidos tenha um Brix (que é a escala de números que se refere ao índice de refração) de 65.

– Sucos tropicais: são sucos que são obtidos pela dissolução da polpa da fruta tropical em água e normalmente esse processo é feito nos tanques de aço inox próprios para sucos. Além disso ele não é fermentado e deve ter a garantia de possuir o sabor, aroma e cor das frutas de origem. Assim, vamos ver alguns tipos de frutas tropicais: abacaxi, acerola, açaí, caju, carambola, goiaba, jabuticaba, manga, maracujá, melão, pitanga, carambola, entre outros.

– Sucos desidratados: são sucos vendido em forma de pó e são pulverizados, além de ter a unidade relativa máxima de 3%.

– Sucos Reprocessados: ele é um suco desidratado que é diluído na água até que se obtenha a sua concentração natural.

Finalmente se percebe que não importa o tipo do suco que é produzido, desde que esse processo seja feito nos tanques e reservatórios de aço inox. Portanto existem vários tipos como é o caso do reservatório de estocagem para suco e que é de fundamental importância para garantir que o suco seja estocado de forma adequada e que no final de todo processo, terá a garantia de um produto de qualidade que agrade todos os paladares.