Suco de laranja também pode ser produzido em tanque de aço inox

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Muito usado para a produção de sucos de uva, os tanques de aço-inox também podem ser utilizados para a produção de sucos de outras frutas, como a laranja.

A laranja para a produção de suco deve estar em boas condições, ou seja, sem doenças ou contaminações. As frutas devem ser previamente selecionadas por profissionais da área. Após aprovadas, as laranjas são liberadas para que seja feito os processos de extração e industrialização do suco. Conheça, a seguir, as etapas do processo de fabricação dos sucos industriais:

Extração: Nessa fase o suco é extraído das frutas. Geralmente esse processo se dá normalmente espremendo ou triturando e posteriormente o suco é filtrado para que sejam eliminados os restos de cascas, polpa e sementes.

Tratamento enzimático: Muitas empresas de suco industrial submetem o produto a ações de enzimas como as pectidases. Essas enzimas, transformam a pectina (fibra solúvel) em carboidratos que não causam transtornos digestivos nem diarreias.

Mistura com gelatinas: É realizada uma mistura de 200 gramas de gelatina a cada mil litros de suco. O objetivo da adição de gelatina é unir os taninos existentes no suco, fazendo com que esses sejam eliminados no processo de centrifugação.

Concentração: O processo de concentração ocorre através de evaporação ou congelamento do suco. A maior parte de água do suco é eliminada, facilitando assim a conservação e transporte. O transporte e armazenamento são feitos geralmente em tanques de aço-inox.

Reconstituição: A última etapa do processo de fabricação é a reconstituição. Para isso, é acrescentada a água novamente. Nessa etapa, geralmente o produto é armazenado em tanques para suco até a embalagem e comercialização.

Como visto, os tanques de aço-inox, ao contrário do que alguns pensam, também servem para a armazenagem de sucos de frutas cítricas como a laranja.