Diferenças entre o tanque de aço inox acima do solo e subterrâneo

Os tanques de armazenamento são grandes recipientes para armazenar diferentes tipos de produtos. Assim sendo, dependendo das necessidades comerciais específicas da empresa, o tanque de aço inox mais adequado deve ser escolhido, sendo que há a possibilidade de ser acima do solo ou subterrâneo.

tanque de aço inox
Tanque de aço inox

De fato, o aço inox é a opção número 1 de várias indústrias, como a de laticínios, medicamentos, cerveja, sucos, vinho e água. Um aspecto importante a se considerar é o uso diário do tanque, portanto, esse recipiente deve ser seguro para evitar acidentes.

Tanque de aço inox acima do solo ou subterrâneo?

Tanques de armazenamento acima do solo, como o próprio nome sugere, são tanques colocados no chão. Por outro lado, os tanques de armazenamento subterrâneos são enterrados no subsolo para armazenar alguma substância perigosa que deve ficar bem protegida para não haver vazamentos.

De acordo com os requisitos específicos do seu negócio, é possível escolher o tanque que melhor atenda suas necessidades. Saiba que existem algumas diferenças básicas entre os tanques de armazenamento acima do solo e subterrâneos. Confira!

Diferenças entre um tanque de aço inox acima do solo e subterrâneo

Manutenção: um tanque de aço inox acima do solo é mais fácil de manter porque não é preciso fazer uma escavação. Por outro lado, os tanques enterrados exigem um cuidado especial para que se mantenha em bom estado.

Longevidade: a longevidade é outro fator vantajoso de um tanque acima do solo, pois você pode detectar vazamentos facilmente. Além disso, é possível usar esses tanques por um período mais longo se a manutenção regular e sistemática for feita de forma adequada.

Vida útil

Uma expectativa de vida comum dos tanques subterrâneos é de 10 a 15 anos, em média. Mas, pode haver problemas de vazamento se os tanques forem danificados no momento da instalação ou se não forem canalizados corretamente.

Disponibilidade de espaço

Antes de instalar um tanque de armazenamento, certifique-se de ter o espaço necessário. Aliás, é óbvio que os tanques de armazenamento acima do solo ocuparão muito mais espaço do que os tanques subterrâneos.

Por outro lado, os tanques subterrâneos enterrados no subsolo, oferecem a oportunidade de usar a terra para outros fins. Portanto, se você instalar esses tanques para atender aos requisitos dos seus negócios, poderá usar o terreno da maneira que desejar.

Capacidade de armazenamento e profundidade

Às vezes, torna-se um problema quando se trata de armazenar gases ou outros produtos inflamáveis ​​em um tanque. Mas, um tanque de aço inox acima do solo pode ser adequado nessa condição indesejada.

Os tanques de armazenamento acima do solo têm saídas de ventilação primárias e de emergência. Aliás, o tubo de ventilação primário é tão largo quanto o tubo de abastecimento de combustível e se estende acima do solo para materiais inflamáveis.

Tanque de aço inox subterrâneo é pouco acessível

Geralmente, os proprietários de empresas preferem comprar tanques de armazenamento acima do solo, pois são econômicos. Além disso, ainda fornecem serviços de qualidade por vários anos.

Por outro lado, os tanques subterrâneos são caros em comparação com os tanques acima do solo, porque eles são enterrados e somente profissionais treinados podem instalá-los com eficiência.

Mais custo

Sem dúvida, isso trará mais custos para a empresa. Afinal, será preciso investir em pessoal especializado para realizar o serviço de manutenção.

Diferentes tamanhos e capacidades do tanque de aço inox

De fato, a capacidade de armazenamento de um tanque é fundamental. Isso porque precisa acomodar grandes volumes de produtos para diferentes fins industriais.

Além disso, algumas operações podem ser necessárias como, diluição, resfriamento e outros. Portanto, tanques de armazenamento industrial de alta qualidade são indispensáveis.

Então, diante das opções disponíveis no mercado, é importante comprar apenas os tanques robustos e confiáveis.

Conclusão

Por fim, como você viu, a escolha do tanque de aço inox depende do tipo de produto que você pretende armazenar. Isso porque alguns exigem tanques subterrâneos outros podem ser acima do solo.

Seja qual for o tanque pretendido, é aconselhável investir em um tanque de aço inox de boa qualidade e com capacidade de armazenar grandes volumes de produtos. 

Certamente, uma das melhores coisa sobre os tamanhos de tanques de aço inox é que você pode personalizá-lo perfeitamente de acordo com suas necessidades.

Saiba mais sobre as vantagens do uso do tanque de aço inox na indústria química.