Tanque aço inox industrial

08 Tanque de aço

 

Um tanque de aço inox industrial, também chamado de reservatório, é um recipiente montado de acordo com especificações e destinado à armazenagem ou à produção, podendo conter fluídos à pressão atmosférica ou em pressões superiores e inferiores à pressão atmosférica externa.

Em indústrias de processos, a maior parte dos tanques de aço inox industrial é construída de acordo com requisitos definidos por um código americano denominado API 650.

O tanque de aço inox industrial pode ter dimensões desde as menores, de 2 a 3 metros de diâmetro, até 50 metros ou mais, sendo alguns deles instalados no interior de bacias de contenção, que têm a finalidade de conter os possíveis derrames, evitando acidentes.

A construção do tanque de aço inox industrial pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, e isso vai depender principalmente das características e do tipo de produto que está sendo armazenado ou produzido.

Um tanque de aço inox industrial deve ter sua manutenção realizada periodicamente, fazendo-se a verificação e a limpeza de sua estrutura e dos equipamentos utilizados como acessórios para a armazenagem ou a produção, garantindo-se que as características dos produtos não sejam alteradas ou para evitar e amenizar as possibilidades de contaminação do meio ambiente, em virtude da desagregação do material ou dos acessórios.

O tanque de aço inox industrial nos processos produtivos

O tanque de aço inox industrial é o equipamento perfeito para processos industriais, sendo exigido para que a produção não seja impactada, além de agregar qualidade e uma boa relação custo x benefício, trazendo economia à empresa e desempenho adequado às atividades exigidas pelo processo implantado.

O tanque de aço inox industrial pode atender a armazenagem de líquidos e diversas substâncias industriais, além da água necessária à produção, o que vai exigir que seja planejado e construído dentro das especificações para cada tipo de processo ou de armazenamento.

O aço aplicado no tanque de aço inox industrial possui uma percentagem de cromo em sua composição, tornando o material mais resistente à corrosão e ao desgaste promovido pelo seu uso constante.

Com o aço adequado, o equipamento construído apresenta maior resistência do que o aço carbono, permitindo que apresente alta resistência aos processos de oxidação, ampliando, em consequência, a vida útil do produto.

O tanque de aço inox industrial, dessa maneira, apresenta também grande versatilidade, servindo para qualquer tipo de aplicação industrial, podendo ser usado em indústrias de cosméticos, de higiene, de alimentação ou química.

A utilização do tanque de aço inox industrial pode ser feita ainda na armazenagem de vinhos e sua maturação, em sucos industriais, em água mineral, além da produção de leite e de indústrias farmacêuticas.

Tanque de aço inox industrial: material totalmente reciclável

Uma das grandes vantagens do tanque de aço inox industrial é que, além de atender perfeitamente todos os processos industriais, o material usado em sua fabricação é totalmente reciclável, sendo um produto essencialmente ecológico, não prejudicando o meio ambiente e mantendo as características dos produtos armazenados ou produzidos em seu interior.

Além dessas características, que garantem economia em sua aplicação, o tanque de aço inox industrial apresenta um visual bonito, aparentando maior higiene na produção e no armazenamento, possuindo capacidade de receber uma grande variedade de acabamentos de sua superfície, sendo, portanto, um material esteticamente original, único, não apenas trazendo garantia de qualidade aos produtos, mas também servindo para apresentar um aspecto de empresa moderna a quem o utiliza, sendo uma referência para os clientes.

Na necessidade de instalar um equipamento desse tipo, faça sua opção pelo tanque de aço inox industrial, procurando uma empresa que tenha conhecimento, com profissionais capacitados para o projeto, desenvolvimento e instalação do equipamento.