Tanque com Serpentina de 22.000 litros.

Hoje em dia a produção de laticínios é muito controlada e exige cuidados especiais para poder garantir que seu produto seja de qualidade e agrade o consumidor. Assim, existem vários equipamentos para armazenar laticínios como silos de leite em aço inox para estocagem, reservatórios com aquecimento e resfriamento até tanques em aço inox com agitação, como é o caso do tanque com serpentina de 22.000 litros, que podem ter espessuras e dimensões conforme com a necessidade de cada cliente.

Tanque com Serpentina de 22.000 litros.

Além disso, são feitos de acordo com a viscosidade e densidade de cada produto que é produzido nele, como exemplo: derivados de leite, achocolatados e iogurtes pastosos ou líquidos. Também podemos destacar que os tanques para processo de laticínios são produzidos com acabamento interno sanitário e externo 2B, escovados e lixado ou polido ao brilho.

Importância do aço inox na produção de laticínios.

Em primeiro lugar percebe-se que o aço inoxidável é um produto muito importante nas indústrias de laticínios, pois ele apresenta propriedades que são resistentes à variação de temperatura e que garante a proteção contra a corrosão.  Assim, o produto final poderá ser consumido tranquilamente devido a sua ótima qualidade.  

Certamente o aço inox compõe os equipamentos básicos que são utilizados no processo todo, pois ele é um produto higiênico que possui superfícies claras e lisas que são de fácil higienização e limpeza. Assim, os tanques e equipamentos, como o tanque com serpentina de 22.000 litros, são esterilizados e passam por uma lavagem e limpeza diária.

Acima de tudo, podemos perceber a importância do aço inoxidável na produção de laticínios, ainda mais que também é utilizado em caminhões tanques que fazem o processo de transporte do leite até as fabricas onde ele será processado. O mais importante é que tanto no processo do leite pasteurizado, quanto na produção de iogurte, sorvete, leite em pó, queijo ou manteiga, todos os equipamentos de aço inox são muito importantes, pois atendem as normas rígidas de higiene, além de seguir os padrões que são exigidos nas industrias.

Assim, podemos perceber a importância do  tanque com serpentina de 22.000 litros para os processos de laticínios, pois além de serem fabricados com o aço inox que possui muitos benefícios, ele garante que o produto final seja de qualidade e que agrade o consumidor final.

Produção do leite e seus derivados.

Hoje em dia o consumo de leite e derivados vem crescendo entre os consumidores, devido a vários benefícios que eles trazem como exemplo possuírem varias vitaminas e minerais que são de fundamental importância para o organismo.

Além disso, fornecem proteínas que são essenciais para o crescimento e manutenção da vida do ser humano, contribui para o aumento da absorção intestinal de cálcio, fósforo e magnésio que estão presentes nele e também ajuda na utilização da vitamina D.

Outro fator importante de se observar é que o leite é a base de vários laticínios como a manteiga, o queijo, o iogurte, entre outros. Também é comum o uso de derivados do leite nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas em produtos como o leite em pó, soro de leite, leite condensado, caseína e até lactose. Assim, vamos ver como é feita a produção do leite e seus derivados.

Onde inicia a produção do leite.

A produção inicia nas fazendas produtoras de leite que nos dias de hoje, tem a ordenha feita de acordo com modernas técnicas de assepsia e higiene. O mais notável é que, a composição do leite fresco varia de acordo com os tipos de vacas e também de acordo com os estágios de lactação, mas ele possui cerca de 87% de água e o resto é composto por sólidos, carboidratos, gorduras, minerais e proteínas. Além disso, o pH encontra-se normalmente entre 6.6 e 6.8.

O mais importante é que, o leite vem das vacas com a temperatura media de 35 graus e ele é resfriado rapidamente até 4 a 6 graus, pois assim evita-se o crescimento das bactérias. Além disso, o leite fica nos tanques para esperar sua coleta.

Consequentemente, é muito importante que os laticínios sejam mantidos nos tanques com agitação e no tanque com serpentina de 22.000 litros, pois desta forma será garantido que todo o processo de produção do leite e de todos seus derivados seja feito de forma certa e o mais importante, dentro das normas de higiene e qualidade.