O tanque de aço inox: como escolher o fabricante?

Resultado de imagem para tanque de aço inox

O tanque de aço inox pode ser encontrado na maior parte das indústrias, desde alimentação a farmacêutica, passando por química, petroquímica e cosmética. Trata-se, portanto, de um equipamento de extrema importância, servindo para misturar, lavar, separar e armazenar produtos de consumo.

A preferência pelo tanque de aço inox é feita para garantir as condições de higiene e assepsia contra qualquer agente que possa provocar contaminação, como fungos e bactérias, por exemplo. Como não se trata de um produto corrosivo, o tanque inox oferece melhores condições de manutenção da qualidade do produto fabricado.

Uma empresa produtora de tanque de aço inox, para atender a essas necessidades, deve seguir todas as normas e exigências dos órgãos responsáveis, criando cada tanque de acordo com seu fim específico, dentro das especificações e normas técnicas aplicáveis.

Como são necessários todos os cuidados para garantir a qualidade e higiene dos produtos que serão fabricados, é necessário dar atenção especial ao acabamento e às soldas do equipamento, que devem ser tornar praticamente imperceptíveis. Além disso, a capacidade e espessura dos tanques em aço inox também são variáveis, conforme sua finalidade, e o acabamento superficial deve atender a essas necessidades.

Uma das maiores vantagens apresentadas pelo tanque de aço inox é sua relação custo-benefício, por se tratar de material de longa vida e, desde que tomadas todas as medidas de limpeza e manutenção, é um equipamento que não perde suas características originais ao longo do tempo.

As diversas opções de tanque de aço inox

O tanque de aço inox é um tipo de equipamento destinado à armazenagem e a produção de uma grande diversidade de produtos, tanto na forma líquida quanto gasosa. Os fabricantes desse tipo de equipamento oferecem, da mesma forma, uma variedade que permite atender a qualquer tipo de necessidade industrial, principalmente com relação ao tamanho e à capacidade de volume.

A empresa fabricante de tanques em aço inox, dessa forma, devem ter condições de se adequar a cada projeto apresentado, fazendo sua produção sob medida para cada tipo de necessidade de processo industrial, ou seja, trata-se de um atendimento personalizado, adequado a cada indústria.

Ao se fabricar um tanque de aço inox, dessa forma, é essencial apresentar um bom projeto, dentro das especificações determinadas pelo cliente, atendendo as características de produção e do local onde o equipamento será instalado.

Material para produção do tanque de aço inox

De uma forma geral, uma empresa fabricante de tanques de aço utiliza dois tipos de materiais, o aço carbono e o inox. Os materiais oferecem características que asseguram a resistência física e mecânica, porém existem casos em que há a necessidade de se utilizar o aço inox.

A escolha do material para a produção do tanque é determinada pelo produto que será fabricado, que tanto pode ser químico quanto farmacêutico, ou mesmo petroquímico, alimentício ou cosmético, podendo se apresentar em forma líquida ou gasosa e, portanto, conhecer a finalidade é fundamental.

Dentro das características de cada projeto, o fabricante deve oferecer a melhor recomendação para o material a ser aplicado. Embora o aço carbono seja o mais comumente utilizado, ele não atende a determinadas especificações, quando se exige a utilização do aço inox.

Um tanque de aço inox, embora tenha maior custo de produção e de materiais, também oferece maior resistências a produtos corrosivos e contra fatores ambientais, deixando também menos resíduos nos produtos, o que o torna o material mais recomendado principalmente na indústria de alimentos e medicamentos.

A durabilidade do equipamento produzido é outra das características a serem analisadas, aplicável não apenas ao tanque de aço inox, mas também a qualquer equipamento exigido pelo processo industrial.

Dessa maneira, o fabricante de tanque de aço inox carrega uma enorme responsabilidade, devendo oferecer um produto com prolongada vida útil e definindo o melhor tipo de material para cada tipo de produção, garantindo, dessa forma, a qualidade que chega ao consumidor final.