Por que o tanque de aço inox é usado na indústria de bebidas?

Se você está em busca de um tanque de aço inox para armazenar bebidas deve ser porque ouviu falar que o aço inox é a melhor opção, certo?

De fato, esse é o material mais utilizado na indústria. O aço inox é o resultado de uma liga de ferro, cromo, níquel e manganês em menor grau, sendo que o aço inox está presente em todo o processo.

tanque de aço inox
Tanque de aço inox

Portanto, desde o momento da produção até o armazenamento e conservação, bem como no transporte. Aliás, esse material começou a ser usado no início do século XX e foi uma revolução na indústria de alimentos e bebidas.

Tanque de aço inox é resistente

De acordo com as normas do setor, que definem como um tanque de aço inox deve ser projetado, os fabricantes produzem esse recipiente com material de alta qualidade. Isso porque as máquinas de preparação e processamento de alimentos e bebidas devem atender certos requisitos.

Assim, o objetivo é reduzir os riscos à saúde relacionados ao manuseio dos produtos. Além disso, é necessário que os materiais resistam à determinada temperatura, bem como resistam a certos elementos utilizados na limpeza.

Eficácia no contato com o cloro

Por outro lado, devem suportar o contato com o cloro, substâncias altamente oxidantes, ácidos e bases inorgânicos. Também é proibido o uso de utensílios ou recipientes com banho de cádmio e com presença de antimônio ou zinco.

Características de um tanque de aço inox

Para os fabricantes, o aço inoxidável é perfeito porque é fácil de soldar, modelar e polir. Portanto, isso o torna o material mais utilizado na indústria de leite e laticínios, bem como de vinho, cerveja e aqueles dedicados à fabricação de alimentos derivados de carne, peixe, farinha e cereais, frutas e muito mais.

Além disso, o aço inoxidável também é usado em superfícies de trabalho, utensílios e máquinas de preparação de alimentos. Certamente, está presente em todas as instalações e máquinas com as quais os alimentos entram em contato.

Mas, você deve estar se perguntando por que o aço inox é tão usado? A resposta é simples, devido à higiene que oferece aos produtores. De fato, isso explica o uso generalizado deste material. 

Abaixo estão as principais características que tornam o tanque de aço inox básico no setor de bebidas:

– É altamente resistente à corrosão causada por vários fatores.

– Possui uma superfície compacta e não porosa.

– Oferece grande resistência a variações térmicas.

– É muito resistente a tensões mecânicas e choques.

– Não é coberto com proteções que se degradam facilmente.

– Ele fornece um alto grau de capacidade de limpeza.

Então, o objetivo é evitar a contaminação de matérias-primas, bem como impedir o crescimento de bactérias. Isso é conseguido com um material como o aço inoxidável, que pode ser bem limpo sem ser danificado.

Resistência à corrosão

Sem dúvida, qualquer metal enferruja em contato com o oxigênio. O mesmo acontece com o aço inoxidável, mas o que é relevante nesse caso são os tipos de óxidos criados.

Sua resistência está em sua própria maneira de oxidar, uma vez que forma uma fina camada de óxido de cromo. Além disso, essa pátina se auto-repara se ocorrer algum dano, gerando mais cromo para cobrir os perdidos, mas sem aumentar o volume da peça. 

Essa é a conhecida regeneração de inoxidáveis ​​ou passivados. Por outro lado, o polimento de aço inoxidável melhora a resistência à corrosão em até 600 vezes.

Algumas aplicações do aço inoxidável

Como mencionado anteriormente, é um material onipresente em todos os processos da indústria de bebidas. Confira agora alguns de seus usos mais frequentes:

Cozinhas profissionais: os laminados de alumínio e plástico foram substituídos pelo aço inoxidável, que suporta muito melhor o calor. Portanto, é mais forte e mais durável que os materiais tradicionais, além de manter a capacidade de ser limpo e higienizado por mais tempo.

Fermentação: este setor é muito exigente em termos de higiene, por isso o aço inoxidável atende a essas necessidades, sendo usado em tanques, tubulações, válvulas e bombas de calor. Além da vantagem de ser fácil de limpar, não altera os sabores.

Armazenamento de vinho: com aço inoxidável, são obtidos recipientes completamente assépticos, bem como altamente resistentes a ambientes ácidos e com efeito isolante. Por esse motivo, é possível manter o vinho armazenado por vários meses sem perder suas propriedades organolépticas. Por outro lado, sua durabilidade significa economia de custos, à qual devemos acrescentar que os barris podem ser reciclados quando não forem mais úteis.

Saiba mais: Tanques de aço inox são os melhores para armazenar vinho.