Tanque de aço inox AISI 304: útil para inúmeras aplicações

15 Tanque de aço inox

O aço inoxidável está cada vez mais presente na vida de todos, seja no âmbito pessoal ou profissional, podendo ser matéria prima desde panelas e pias numa residência até tanque de aço inox numa indústria.

A utilização do tanque de aço inox nas indústrias é principalmente devido ao fato de ser um material prático e versátil, oferecendo excelente desempenho e mantendo a qualidade dos produtos elaborados.

O aço inoxidável é, basicamente, uma liga de ferro e cromo, utilizando outros metais para agirem como elementos de liga, embora o cromo seja indispensável como parte da matéria prima pelas suas propriedades de resistência à corrosão.

O tanque de aço inox não é passível de oxidação em ambientes normais e essa característica de resistência é obtida graças à formação de um óxido protetor, que impede o contato direto do metal base com a atmosfera agressiva ao ferro.

Atualmente, o aço inox é usado em aplicações que vão de eletrodomésticos a materiais de cozinha, de automóveis a ônibus, passando por vagões ferroviários e chegando à construção civil, com a instalação de fachadas, de elevadores e escadas rolantes, de equipamentos hospitalares e de bens de capital na indústria de uma forma geral. O tanque de aço inox está, portanto, entre os preferidos de indústrias alimentícias, químicas, petroquímicas e muitas outras, sendo construídos dentro das especificações exigidas por cada tipo de indústria, considerando a aplicação final do produto, havendo um projeto específico e fabricação para cada exigência.

Tanque de aço inox segundo a AISI

A AISI é a sigla da American Iron and Steel Institute (Instituto Americano de Ferro e Aço), que determinou uma tabela para especificar os diversos tipos de aço inox.

A fabricação do tanque de aço inox é dividida de acordo com sua microestrutura, sendo as principais a de aços austeníticos, de ferríticos e martensíticos.

  • Aço inox austeníticos são ligas para construção de tanque de aço inox não magnéticas, contendo ferro, cromo e níquel, com um percentual de 8% de níquel e baixo teor de carbono. O tanque de aço inox desse material apresenta boas propriedades mecânicas, boa soldabilidade, podendo ser trabalhado a frio e mantendo resistência à corrosão.
  • Aço inox Ferríticos são ligas quer apresentam apenas ferro e cromo, contendo entre 12 a 17% de cromo, com baixo teor de carbono, não sendo endurecíveis por tratamento térmico. São aços inox magnéticos e apresentam boa resistência à corrosão em meios menos agressivos, com boa ductilidade e soldabilidade razoável, sendo que o trabalho a frio endurece-os moderadamente.
  • Aço inox martensíticos são ligas de ferro e cromo, com percentagem entre 12 a 14% de cromo e com alto teor de carbono. São aços endurecíveis por tratamento térmico e magnético e, quando temperado, é muito duro e pouco dúctil, sendo resistentes à corrosão. Se recozidos, não apresentam bom comportamento diante da corrosão atmosférica.

Tanque de aço inox AISI 304: aço austenítico

O tanque de aço inox AISI 304 é fabricado com o aço da série 300, que representa os aços inox austeníticos, possuindo ligas de ferro, cromo e níquel e não são aços magnéticos.

O aço AISI 304 é utilizado também para fabricação de utensílios domésticos, para fins estruturais, para tanque de aço inox de indústrias químicas e naval, para indústria farmacêutica, para indústria têxtil, para indústria de papel e celulose, refinaria de petróleo, permutadores de calor, válvulas e peças de tubulações, indústrias frigoríficas, instalações criogênicas, depósitos de cerveja, tanque de aço inox de fermentação de cerveja, para tanque de aço inox para refino de produtos de milho, produção de leite, tubos de vapor, condutores de águas pluviais, calhas e até mesmo para cúpula de casa de reator de usinas nucleares.

O aço inox possui uma variação, com o aço inox AISI 304-L, que pode ser utilizado para fabricação de tanque de aço inox de pulverização e fertilizantes líquidos, para tanque de aço inox de estoque de massa de tomate, para carros ferroviários e para aplicações onde é exigido um teor de carbono menor do que o tipo 304, restringindo a precipitação e carbonetos resultantes de operações de soldagem.

Acabamento da superfície do tanque de aço inox AISI 304

Uma das vantagens do tanque de aço inox AISI 304 são as possibilidades de acabamento, podendo ter uma superfície não polida, variando na aparência e suavidade ao tato, conforme sua composição química, espessura e método de fabricação. Para acabamento de superfície, o aço inox AISI 304 possui uma aparência com características diferentes dos outros tipos de aço.

Com essas características diferenciadas, o tanque de aço inox AISI 304 pode ter polimento, obtido com grãos abrasivos, ou não polidos, dependendo da necessidade ou da preferência da empresa, apresentando visualização que leva à ideia de higiene e cuidado na fabricação dos produtos nele elaborados.