Tanque de aço inox com agitador e suas utilidades

Resultado de imagem para Tanque de aço inox com agitador usos

O tanque de aço inox com agitador é um equipamento exigido para todo e qualquer processo industrial onde seja necessário dissolver, agitar, misturar ou homogeneizar produtos líquidos e semilíquidos.

Para a produção industrial, em algumas situações, é necessário que o tanque seja de aço inox, enquanto que, em outras, é utilizado aço carbono revestido. No entanto, principalmente quando se exige maior qualidade, como no caso de alimentos, cosméticos e produtos de consumo, torna-se necessário utilizar o tanque de aço inox com agitador.

Características básicas do tanque de aço inox com agitador

Utilizado para esses processos industriais de mistura, dissolução, agitação ou homogeneização, o tanque de aço inox com agitador atende qualquer necessidade de processo com líquidos, com ou sem a presença de substância sólidas.

O tanque de aço inox com agitador geralmente é dimensionado para cada caso específico, podendo ser projetado com diversas faixas de rotação e potência, comprimento da haste, tipos e diâmetros de hélices.

As configurações especificadas para cada tanque de aço inox com agitador vai depender das características do produto que está sendo trabalhado, da densidade e da viscosidade do produto que deve ser agitado, além, evidentemente, do tipo de processo aplicado, como homogeneização, suspensão de sólidos ou dissolução, entre outros.

Todas essas informações são necessárias para projetar e montar o tanque de aço inox com agitador, permitindo o perfeito dimensionamento do equipamento. Dessa forma, a agitação e o seu nível exigem um tipo diferente de aplicação, devendo-se aplicar inúmeros cálculos e fatores para determinar o equipamento ideal.

O projeto do tanque de aço inox com agitador deve possibilitar a maior qualidade no produto final, exigindo que todas as informações estejam corretas para sua fabricação e montagem.

Características técnicas do tanque de aço inox com agitador

O tanque de aço inox com agitador pode ser montado para contenção dos mais diversos volumes, com hastes de comprimento as mais variáveis, podendo ser construído em aço inox 304, 316 ou 316L.

O acionamento do tanque de aço inox com agitador pode ser elétrico ou pneumático, condição determinada pela indústria responsável pelos produtos, podendo ter outras configurações particulares.

Além disso, é necessário considerar o consumo de energia, utilizando equipamentos com tecnologia avançada, atendendo as necessidades de redução de custos e de aumento de produtividade.

Tanque de aço inox com agitador: com e sem aquecimento

Alguns processos que exigem o tanque de aço inox com agitador precisam de aquecimento e, nesse caso, é utilizado o agitador magnético com aquecimento, um equipamento que atende necessidades de soluções em laboratórios químicos. Sua principal função é manter a temperatura de amostras, que devem ser misturadas ou diluídas em temperaturas mais elevadas.

O tanque de aço inox com agitador para processos que exigem aquecimento é projetado com uma placa termina, podendo ser feita com materiais os mais diversos, como alumínio, aço inox, aço revestido de epóxi ou ferro fundo, colocando-se no recipiente a solução que irá passar pelo processo de agitação.

A barra magnética deve ser colocada dentro da solução, para criar o campo magnético com a base do agitador, garantindo uma agitação eficiente, com um sistema que permite selecionar a intensidade do processo de agitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *