Tanque de aço inox com agitador

08 Agitador

O tanque de aço inox com agitador deve ser projetado para garantir a máxima eficiência do processo industrial, garantindo também melhor consumo de energia. Para garantir essa eficiência, é necessário que a fabricação e montagem do tanque de aço inox com agitador seja feita com as melhores tecnologias, estabelecendo ensaios e testes que garantam sua qualidade.

O tanque de aço inox com agitador pode ser empregado nos mais diversos setores industriais, como indústrias de alimentos, indústrias químicas, siderúrgicas, farmacêutica e mineração, entre outros.

Os agitadores, também conhecidos como misturadores, são utilizados em todas as operações em que seja necessário dissolver, misturar, agitar ou mesmo homogeneizar uma solução líquida, podendo ou não conter a presença de materiais sólidos.

Um tanque de aço inox com agitador deve ser dimensionado especificamente para cada tipo de uso, devendo ser fabricado com a necessária faixa de potência, de rotação, de tamanho e comprimento da haste, considerando-se também o tipo, modelo e diâmetro de hélices para agitação do material. As configurações do tanque de aço inox com agitador dependem do produto que será produzido.

Especificações necessárias para um tanque de aço inox com agitador

O dimensionamento de um tanque de aço inox com agitador deve ser calculado com base na densidade e na viscosidade do produto que será agitado, devendo-se também considerar o tipo de agitação ou de mistura, se é uma dissolução, uma homogeneização ou suspensão de sólidos. Ainda devem ser considerado os níveis de agitação necessários, se suave, médio ou mais rápido.

De acordo com a necessidade de produção, o tanque de aço inox com agitador deve ser dimensionado também para o tipo de acionamento necessário, podendo-se instalar o acionamento elétrico de alta rotação, de baixa rotação ou pneumático.

As hélices usadas para agitação podem ser classificadas em diferentes grupos, dependendo do tipo de fluxo necessário para a produção. Assim, um tanque de aço inox com agitador pode ter fluxo radial, radial ou tangencial.

  • O fluxo radial gera linhas de fluxo perpendiculares ao eixo do agitador, impulsionando a massa agitada contra as paredes do tanque. Nesse modelo são usadas pás retas ou inclinadas;
  • No fluxo axial, a massa agitada é impulsionada contra o fundo do tanque. Geralmente este modelo utiliza hélice naval ou pás inclinadas;
  • O fluxo tangencial gera linhas de fluxo circulares e em regime de fluxo laminar, misturando produtos de alta viscosidade, impulsionando a massa ao redor da parede do tanque.

Usos do tanque de aço inox com agitador

O tanque de aço inox com agitador é, em geral, utilizado para dissolução de sólidos, homogeneização de líquidos, dissolução de gases, suspensão de sólidos, tratamento de efluentes, aeração ou troca térmica.

Alguns modelos de tanque de aço inox com agitador podem ter um ou mais sistemas de agitação, com troca de calor ou não, podendo aquecer ou resfriar a massa, encarregando-se a agitação de misturar os componentes do produto, uniformizando a temperatura.

Outros modelos do tanque de aço inox com agitador possibilitam a instalação de moto-redutor, sendo usados para misturar ou bater massas líquidas ou pastosas, podendo ser fabricados com acabamento sanitário e em diversos volumes e rotações. Nesse tipo de tanque, sua fabricação deve ser feita para facilitar a limpeza, mantendo a higiene do tanque e a qualidade do produto fabricado.

Quando usado em sistemas de tratamento e efluentes, o tanque de aço inox com agitador é o responsável pela mistura adequada, pela homogeneização e equalização de vazões. Esse modelo de tanque deve ser fabricado de forma a garantir a eficiência do processo, sendo resistente a ácidos, sais e solventes orgânicos e inorgânicos.

A variedade de uso é quem vai determinar o processo de fabricação e montagem do tanque de aço inox com agitador, podendo ser instalados agitadores flutuantes, submersos, misturador hiperbólico, com hélice ou segundo as especificações de engenharia adequadas à finalidade do tanque.