Vantagens do tanque de aço inox com misturador

O tanque de aço inox com misturador devem ser fabricados e montados de acordo com as especificações e nas necessidades de cada processo industrial. Os agitadores (ou misturadores) devem fornecer robustez adequada para o processo a que se destina, devendo ser de fácil manutenção e possibilitando operações com qualquer tipo de solução líquida, havendo ou não a presença de sólidos em suspensão.

O dimensionamento do tanque de aço inox com misturador deve ser projetado especificamente para cada caso, o que demanda também um projeto detalhado para as faixas de potência ou rotação, de comprimento de eixo e de hélices desenvolvidas especialmente para o tipo de produto, considerando também sua viscosidade.

O projeto elaborado para cada tanque de aço inox com misturador deve levar em conta as variáveis, como o nível de agitação, que pode ser lento, médio ou rápido, considerando para isso as características do produto, com sua densidade, seu pH e sua viscosidade, adequando ainda o formato do tanque, que deve ser basicamente cilíndrico, mas podendo ter fundo plano ou cônico; o regime de trabalho a que será submetido o equipamento e outros detalhes para que se obtenha os melhores resultados no produto final de cada processo.

O dimensionamento do tanque de aço inox com misturador é indicado para operações com qualquer tipo de solução líquida, com ou sem a presença de sólidos, o que exige que seu dimensionamento seja feito especificamente para a aplicação para que se tenha eficiência, durabilidade do equipamento e baixo consumo de energia.

Para se chegar ao projeto final de um tanque de aço inox com misturador deve-se levar em conta as informações sobre a necessidade do processo, considerando-se as características físicas do produto, se possuem ou não presença de sólidos em suspensão, o formato necessário para o tanque e o regime de trabalho do equipamento, buscando-se, principalmente, a melhor homogeneização das soluções no caso de apresentarem sólidos em suspensão ou de soluções que exijam separação de fases do meio em que estão sendo produzidos.

O tanque de aço inox com misturador é recomendado para aplicações onde haja necessidade de mistura, de agitação, de homogeneização, de diluição e de manutenção de sólidos em suspensão para qualquer tipo de mistura.

As aplicações para o tanque de aço inox com misturador

O tanque de aço inox com misturador pode ser aplicado para a preparação ou diluição de produtos líquidos nos mais diversos ramos industriais, sendo ideais para homogeneização de produtos de baixa e de alta viscosidade, sendo úteis inclusive para estações de tratamento de água e efluentes, servindo para processos de neutralização, correção de pH, coagulação e preparação de soluções químicas.

A utilização do tanque de aço inox com misturador pode ser aplicada, entre outros, nos seguintes segmentos:

  • Saneamento básico e tratamento de águas e efluentes;
  • Indústrias químicas e petroquímicas;
  • Indústrias metalúrgicas, automobilísticas e mecânicas;
  • Indústrias de bebidas e de alimentos;
  • Indústrias de cosméticos e farmacêuticas;
  • Indústrias cerâmicas;
  • Indústrias de produtos de higiene e limpeza;
  • Indústrias de papel e celulose;
  • Indústrias de açúcar, álcool e biodiesel e
  • Construção civil.

Modelos de agitadores do tanque de aço inox com misturador

Existem modelos diferentes de agitadores para aplicação no tanque de aço inox com misturador, dependendo da necessidade final:

Agitador de fluxo axial ou de palhetas

O agitador de fluxo axial é um tipo de agitador de baixa rotação, indicado especificamente para tratamento de líquidos que tenham necessidade e agitação suave e uniforme, com a adição de produtos químicos. São caracterizados principalmente pela rotação de trabalho mais baixa, evitando a quebra de flocos e são fabricados para fornecer rotação ajustável para que obter o ponto ideal no produto final.

Agitadores de tipo dispersor para o tanque de aço inox com misturador

O tipo dispersor para o tanque de aço inox com misturador é indicado para operações em que se exige um processo de alta velocidade de mistura, dispersando, dissolvendo, misturando e desaglomerando os produtos da mistura. O dispersor é muito utilizado nos processos industriais de mistura para produtos que precisem de alta eficiência, servindo para uma grande diversidade de produtos.

O dispersor, no tanque de aço inox com misturador, oferece alta velocidade de descarga, gerando um atrito próprio do tipo de mistura, sendo fabricado em aço inoxidável e podendo receber revestimentos anticorrosivos, se necessário.

O tanque de aço inox com misturador do tipo dispersor pode ser aplicado em produtos que exijam dispersões em líquidos ou em sólidos, servindo para fabricação de tintas, corantes, texturas, vernizes, etc., ou de pastas, ceras, cremes e soluções em gel, além de produtos alimentícios, biológicos ou químicos.

O investimento em tanque de aço inox com misturador exige o respaldo de técnicos e engenheiros especializados, que tenham pleno conhecimento do sistema produtivo da indústria.