Tanque de aço inox duplo para produtos perigosos

Resultado de imagem para tanque industrial aço inox teto fluturante

Para o armazenamento de produtos perigosos, normalmente é utilizado o tanque de aço inox duplo, uma vez que oferecem maior proteção contra esse tipo de produto.

São classificados como produtos perigosos aqueles definidos na tabela da Organização das Nações Unidas, divididos em 9 classes, conforme discriminamos a seguir:

  • Classe 1 – Explosivos;
  • Classe 2 – Gases;
  • Classe 3 – Líquidos Inflamáveis;
  • Classe 4 – Sólidos Inflamáveis ou substâncias sujeitas à combustão espontânea ou que, em contato com a água, emitam gases inflamáveis;
  • Classe 5 – Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos;
  • Classe 6 – Substâncias Tóxicas e Substâncias Infectantes;
  • Classe 7 – Materiais Radioativos;
  • Classe 8 – Substâncias Corrosivas;
  • Classe 9 – Substância e Artigos não classificados em outras classes, mas que oferecem perigo de alguma forma.

As características de produtos armazenados em tanque de aço inox duplo devem ser analisadas de acordo com a tabela, que contém subclasses definindo todos os produtos que apresentam condições de inflamabilidade, volatilidade ou temperatura e pressão que os tornem perigosos nas indústrias ou no transporte.

Havendo necessidade de maior proteção, portanto, é importante que os responsáveis pela sua fabricação e transporte façam uso do tanque de aço inox duplo, garantindo a segurança de todos os envolvidos, tanto na produção quanto na distribuição desses produtos.

Como se trata de um equipamento de caldeiraria pesada, em razão da maior quantidade e da perfeita qualidade dos materiais utilizados em sua montagem, o tanque de aço inox duplo deve oferecer os cálculos exatos de pressão atmosférica e de garantia de contenção para os produtos nele armazenados.

Dependendo do tipo de material armazenado, o tanque pode ser construído nos mais diversos formatos e modelos, além de tamanhos exigidos para sua utilização, utilizando os melhores tipos de aço inox nos seus projetos.

Antes e depois da utilização do tanque de aço inox duplo

A produção de produtos perigosos e utilizava, inicialmente, de barris de madeira para o armazenamento, substituídos depois por tanques de aço galvanizado. Posteriormente, os tanques de aço usados eram montados com solda, que não se mostravam tão resistentes.

Por fim, após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial exigiu novos materiais, oferecendo também maior segurança, passando a ser usado o aço inox, evitando perdas ou riscos provocados pela vaporização e pela explosão, principalmente com relação a materiais inflamáveis.

O aumento na demanda e na produção apresentou novas necessidades, como o volume de armazenamento, fazendo com que engenheiros e projetistas se voltassem para o tanque de aço inox duplo,

Através dos anos, foram criadas normas específicas para os projetos e a construção de tanque de aço inox duplo, permitindo que sua aplicação fosse feita para os mais diversos tipos de produtos perigosos.

Hoje, o tanque de aço inox duplo pode ser utilizado com instalação no subsolo ou na superfície, denominados pela API – American Petroleum Institute como Underground Storage Tanks e Aboveground Storage Tanks.

Mesmo sendo um equipamento de fácil utilização, o tanque de aço inox duplo exige algumas práticas específicas, devendo atender procedimentos e normas estabelecidas para todas as atividades relacionadas à sua utilização.

Tanque de aço inox duplo e suas especificações

Um dos principais cuidados no armazenamento em tanque de aço inox duplo deve ser com relação à evaporação dos produtos. Alguns modelos apresentam o teto flutuante, que cria compartimentos estanques através de duas tampas de chapa inox ligadas por uma estrutura metálica, mantendo a flutuação para impedir a evaporação dos produtos.

Nesse tipo de tanque de aço inox duplo há a formação de um colchão de ar, isolando a superfície de contato com o produto armazenado e superfície interna do teto do tanque. É um modelo que apresenta algumas limitações, principalmente havendo maior custo para a fabricação e montagem, exigindo também fundações mais resistentes.

Com as necessidades de armazenamento e as normas aplicadas para produtos perigosos, o tanque de aço inox duplo exige projetos mais detalhados, elaborados por profissionais capacitados para oferecer a segurança necessária na produção, no armazenamento e no transporte dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *