Tanque de aço inox fermentador, facilidade para produção

02 Tanque

A fermentação é um processo de transformação que acontece sem a presença do oxigênio, ou seja, é uma produção de energia anaeróbica. É um processo provocado por fungos e bactérias, dependendo da produção do que se está fazendo e deve ser aplicada através de equipamentos adequados, como é o caso do tanque de aço inox fermentador.

O tanque de aço inox fermentador é um sistema de refrigeração que permite que o produto ali colocado se transforme no produto final, como é o caso de uvas para a produção de vinho, do mosto para a produção de cerveja, ou mesmo do leite para a produção de produtos lácteos os mais diversos.

O sistema usado no tanque de aço inox fermentador normalmente é utilizado para temperaturas que devem ser controladas, sempre de acordo com o produto final. Um vinho, por exemplo, quando fermentado em temperaturas mais baixas, torna-se mais nobre do que os vinhos fermentados em outros tipos de recipiente.

Tanque de aço inox fermentador: produtos finais de qualidade

Foi exatamente essa qualidade que deu a predição dos vinicultores para o tanque de aço inox fermentador: a possibilidade de conseguir produtos de melhor qualidade para os vinhos produzidos.

O tanque de aço inox fermentador é praticamente igual aos outros, havendo a diferença de possuir uma unidade condensadora, que esquenta o ar do ambiente dentro do adequado para o produto, e de uma unidade evaporadora, que resfria o tanque.

A fermentação é a etapa mais importante na produção de vinhos e cervejas, entre outros produtos que dela precisam para se tornarem próprios para o consumo. Assim, o tanque de aço inox fermentador é o equipamento mais importante de todo o processo de produção. Sem ele, é impossível ter um produto de qualidade.

Tanque de aço inox fermentador: facilidade de limpeza

Ao mesmo tempo em que é extremamente necessário para a produção de qualidade, o tanque de aço inox fermentador também se mostra como equipamento que exige os cuidados necessários para os produtos finais. O tanque deve ser limpo a cada produção, e esse processo deve ser rápido para que não haja descontinuidade e, nessa situação o tanque de aço inox fermentador é prático e rápido, dando condições de uso imediato depois da limpeza.

O processo normal de fermentação exige que sejam retirados todos os sedimentos do tanque de aço inox fermentador, através do fundo do tanque, que é cônico, facilitando sua limpeza, lavando-se o tanque pela tampa superior, facilitando o processo e tornando o tanque pronto para nova utilização.

Sendo um invólucro totalmente fechado depois de iniciada a fermentação, os produtos fabricados dentro do tanque de aço inox fermentador correm menos risco de contaminação, podendo dar início a novo processo de fermentação.

Os tanques para fermentação podem ser fabricados no estilo e no tamanho desejado pelos produtores de vinhos cervejas e outros produtos que exigem essa prática, desde 30 litros a mais de 300 litros, podendo também ser fabricados no formato exigido pelo produtor, retangulares, redondos ou quadrados.

Toda essa facilidade é devida à praticidade que o inox oferece de trabalhar, garantindo um tanque perfeito, dentro dos padrões exigidos e dentro do estilo de produção de cada vinícola, cervejaria ou laticínio.

Além de sua praticidade e higiene, o tanque de aço inox fermentador também possui a qualidade de durabilidade, podendo ser usado por períodos de anos, bastando que o produtor tenha os cuidados necessários para sua manutenção.