Tanque de aço inox industrial: cuidados a serem tomados

16 Tanque de aço

O tanque de aço inox industrial pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa em qualquer tipo de atividade industrial. Fabricados segundo projetos específicos, cada tipo de tanque pode ser montado de acordo com as necessidades da produção e de acordo com a empresa e seus produtos finais.

O aço inox foi desenvolvido originalmente para aplicações em que é necessário evitar a corrosão. Ao mesmo tempo, tem sido muito aplicado também em virtude de sua estética, aparentando muito mais qualidade e higiene nos produtos que são armazenados no tanque de aço inoxidável.

O aço inox é protegido pela resistência de sua camada superficial, que é criada pelo óxido de cromo, ficando praticamente imune aos ataques do meio ambiente. A camada, que é invisível, de uma espessura muito fina e completamente aderente, embora seja estável não é indestrutível.

Como proteger melhor o tanque de aço inoxidável

Como se trata de um material bastante resistente, o tanque de aço inox industrial pode ser usado largamente por todo tipo de indústria, mas também exige manutenção, com alguns cuidados especiais para manter suas propriedades inalteradas.

A película de óxido de cromo pode sofrer danos mecânicos, como arranhões e sulcos, quando há a possibilidade de rompimento do filme de óxido de cromo, o que deixa a área vulnerável a ataques corrosivos, comprometendo também seu aspecto estético.

Ao ser contaminado com impurezas, a resistência pode ser comprometida pela aderência de partículas em sua superfície que irão prejudicar o contato do cromo do aço com o oxigênio do meio ambiente, responsáveis pela criação da película.

Meios de proteção do tanque de aço inox industrial

Alguns produtos químicos não podem ser usados no aço inox, como produtos químicos para piscina, ácido muriático, ácido de bateria e removedores de tinta, que danificam a superfície do tanque de aço inox.

Ao mesmo tempo em que se deve evitar esse tipo de produtos, é necessário manter alguns cuidados, visando proteger e dar mais longevidade ao tanque de aço inox industrial. Por exemplo, o uso de alvejantes e de água sanitária, líquidos ou produtos que tenham maior quantidade de sal, contato com aço comum (principalmente se estiverem úmidos ou molhados). A ferrugem, embora não ataque diretamente o aço inox, pode manchá-lo e evitar a formação da película protetora, o que irá fazer, com o tempo, que o aço inox sofra agressões do meio ambiente.

Os produtos mais práticos para a limpeza de um tanque de aço inox industrial são a água, o sabão e os detergentes neutros, além de removedores à base de amônia, diluídos em água e aplicados diretamente sobre o aço inoxidável.

Após a limpeza é importante fazer a secagem completa para evitar o aparecimento de manchas na superfície do aço inox. A secagem irá favorecer o surgimento da película de óxido de cromo, trazendo a resistência anterior à superfície do aço inox e evitando o surgimento de ferrugem ou manchas que prejudiquem a qualidade do aço.

Evitando danos mecânicos no tanque de aço inox

Sabemos que, dependendo da indústria, os tanques de aço inox industrial podem ser dos mais diversos tamanhos, para as mais diversas utilidades. Assim, alguns cuidados também são necessários para evitar danos mecânicos na parte externa do tanque de aço inox, evitando que sejam feitos danos e arranhões em sua superfície.

Por exemplo, para um tanque de aço inox industrial pequeno, se necessária sua remoção de um local para o outro, não se pode usar correntes, que podem danificar a sua superfície. Em situações como essa deve-se dar preferencia a materiais sintéticos, que não provoquem qualquer tipo de dano.

Da mesma maneira, é preciso evitar a contaminação do tanque de aço inox industrial, usando materiais limpos e desinfetados, principalmente quando de tratar de tanques usados para alimentação.

O manuseio de um tanque de aço inox industrial de menor porte deve ser rigorosamente planejado, mantendo os cuidados de limpeza dos equipamentos e, com isso, proporcionando maior longevidade ao material.

Um tanque de aço inox industrial pode ser usado por dezenas de anos. O material é resistente e suporta agressões do meio ambiente, mas devemos entender que nenhum material é indestrutível. A manutenção deve ser levada a sério, em todas as atividades.