Tanque de aço inox industrial e seus usos

Resultado de imagem para tanque de aço inox industrial

Um tanque de aço inox industrial é utilizado para armazenamento dos mais diversos produtos, desde alimentos a derivados de petróleo. Cada tanque é projetado de acordo com as especificações, com um projeto específico que possa atender às necessidades da empresa solicitante, sempre com vistas à qualidade e segurança do produto que está sendo produzido ou armazenado.

Com o projeto específico, o tanque industrial é fabricado dentro de normas estabelecidas pela ASME – American Society of Mechanical Engineers, com orientação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Dessa forma, os tanques podem ser utilizados por indústrias dos setores químico, petroquímico, farmacêutico, de alimentos, siderúrgico, de mineração, de celulose e de energia, entre outros.

O tanque de aço industrial pode atender necessidades de produção das mais diversas áreas, servindo para agitação, decantação e filtragem, além de armazenagem dos produtos, sendo ideais inclusive para mistura de líquidos e sólidos, bem como para resfriamento e aquecimento em razão de sua resistência e durabilidade.

Matéria prima para o tanque de aço inox industrial

Na produção de um tanque de aço industrial são utilizadas matérias primas da mais alta qualidade, fornecida pelas mais destacadas siderúrgicas. A utilização de tecnologia de ponta e um sistema de inspeção de qualidade dos mais rigorosos são aplicados para oferecer um produto final com as exigências não apenas do cliente, mas também da utilização final do equipamento.

Os tanques industriais fabricados em aço inox utilizam as normas estabelecidas pela ABNT e adotadas internacionalmente, tanto pela indústria química e petroquímica, quanto pela de alimentos e de geração de energia.

Dessa forma, cada tanque de aço inox industrial segue rigidamente padrões de cálculo, manutenção, operação e inspeção para que o projeto seja desenvolvido de acordo com o que se espera do equipamento na produção de itens essenciais ao consumidor final, atendendo às especificações de qualidade de cada empresa.

O aço inox é um produto de grande maleabilidade e, assim, a produção do tanque de aço inox industrial pode ser feita nos mais diversos tamanhos e formatos, podendo ser abertos ou fechados, com fundos planos, convexos ou côncavos, além de atender às necessidades de diferentes graus de pressão e temperatura.

No projeto dos tanques são feitos os levantamentos de sua utilização final e de sua instalação e os cálculos são aplicados de forma a oferecer ao cliente um produto durável e eficiente, podendo ser instalados inclusive sob a terra, um recurso utilizado para evitar evaporação, derramamento ou evaporação do produzo armazenado.

Para antever a possibilidade de acidentes, algumas instalações ainda exigem a construção de diques de contenção, por exemplo, ou de tetos flutuantes, que acompanham a quantidade do produto armazenado, evitando poluição do ar e do ambiente, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas.

Vantagens do tanque de aço inox industrial

O tanque de aço inox industrial oferece uma série de vantagens para a produção dos mais diversos itens. Contanto com propriedades superiores aos do aço carbono, a liga do aço inox é composta por ferro e cromo, podendo também conter outros elementos, dependendo do seu uso final, oferecendo alta resistência à oxidação, uma característica que o aço carbono não apresenta.

Superando o aço carbono, o aço inox oferece maior resistência mecânica, facilidade de limpeza do material, menor rugosidade superficial, resistência à temperatura e menor custo de manutenção, o que vai gerar uma relação custo-benefício muito mais eficiente para a produção dos mais variados segmentos.

Diante dessa versatilidade, o tanque de aço inox industrial pode ser construído para funcionar como vaso de pressão, trocador de calor, reator químico, filtro industrial, torres de processo ou armazenamento de produtos, além de atender a construção de equipamentos especiais.

Como se trata de um equipamento único e específico, o tanque de aço é produzido de forma a exigir menor manutenção e menor custo de higienização e limpeza. Contudo, havendo necessidade de reformas ou manutenção, o equipamento pode ser readaptado a qualquer momento, uma vez que o material inox é totalmente reutilizável, podendo ser considerado como sustentável.

Se sua empresa trabalha com produção, a melhor opção é a utilização de tanque de aço inox industrial. Com esse tipo de equipamento, sua produção terá mais eficiência e segurança.