Tanque de aço inox industrial e suas especificações

Industrial silos in the chemical industry

O tanque de aço inox industrial possibilita a armazenagem dos mais diversos produtos e insumos que exigem a unidade industrial, utilizando desde alta a baixas pressões.

No tanque de aço inox industrial é possível armazenar matérias primas em grandes quantidades, atendendo a exigência de suprimento das plantas, além de produtos intermediários, com produtos finais para outras unidades e matéria prima que são estocadas para que não seja necessária a operação conjunta.

Os produtos finais também podem ser estocados no tanque de aço industrial, aguardando sua distribuição para o consumo final. Assim, o tanque é essencial para permitir boa flexibilidade para as operações, garantindo a continuidade de processamento.

Classificações para o tanque de aço inox industrial

O tanque de aço inox industrial pode ser utilizado como tanque de resíduo, para armazenar produtos fora de especificação ou resultados de operações indevidas, aguardando reprocessamento.

Também serve para estoque de matérias primas e produtos acabados ou como tanque de recebimento de produtos intermediários. No tanque de mistura, o uso é para obtenção de misturas de produtos ou de aditivos, procurando o melhor resultado de especificação.

Na classificação, o tanque de aço inox industrial também pode ser dividido em fundo, costado e teto. Normalmente, o tanque possui uma estrutura de sustentação do teto, que pode variar em função do seu tamanho.

Os tipos cônico, curvo, em umbrela (guarda-chuva), esferoidal e semiesferoidal são utilizados para tanques que permanecem ao relento, eliminando a possibilidade de entrada de água da chuva. Além disso, o tempo fixo é o mais utilizado nas refinarias de petróleo, servindo para derivados de petróleo mais pesados e para produtos químicos derivados da indústria petrolífera.

Em algumas situações o tanque de aço inox industrial precisa de teto flutuante, que permanece sobre o produto armazenado, evitando a formação de espaços de vapor. Nesse tipo de teto, existem duas variações: o duplo e com flutuador.

A instalação permite uma folga entre o costado e o teto, permitindo sua movimentação, que é preenchida pelo selo de vedação, evitando perdas pela evaporação.

O tanque de aço inox industrial com teto flutuante é mais utilizado para o armazenamento de produtos com frações leves, como gasolina e nafta, por exemplo.

Quando o tanque de aço inox industrial possui teto fixo, existem conexões, com ou sem válvula, abertas para a atmosfera, evitando a formação de vácuo durante as operações de esvaziamento ou de sobrepressão durante as operações de enchimento.

Acessórios do tanque de aço inox industrial

Em determinadas circunstâncias, o tanque de aço inox industrial precisa de acessórios, que ajudam na manutenção e armazenamento dos produtos nele contidos. Entre esses acessórios, podemos exemplificar os seguintes:

Válvula de pressão e vácuo

A válvula de pressão e vácuo instalada no tanque de aço industrial permite evitar a formação de vácuo, admitindo o ar, ou de sobrepressão, eliminando os gases. Sua atuação ocorre nas variações de nível durante as operações de enchimento ou de esvaziamento, ou quando ocorrem variações de temperatura, como em dias de sol mais forte, com resfriamento à noite.

A válvula de pressão e vácuo é exigida para tanques de teto fixo e opcional para teto flutuante.

Agitador

O agitador é utilizado no tanque de aço inox para movimentar o produto, homogeneizando a temperatura em fluidos aquecidos ou a composição de misturas. A homogeneização é feita pela agitação do produto através de pás, acopladas a um eixo acionado por motor elétrico em produtos de baixa viscosidade, ou por Jet mix em produtos de maior viscosidade.

Sistema de aquecimento

O sistema de aquecimento no tanque de aço inox industrial é utilizado para aumentar a fluidez de determinados produtos sujeitos ao aumento de viscosidade ou à solidificação em temperatura ambiente. O sistema é montado por serpentinas de vapor, feixes tubulares e baionetas.

Isolamento térmico

O isolamento é aplicado para reduzir a perda de calor no tanque de aço inox industrial. De forma geral, em razão do alto custo do investimento e de manutenção o isolamento térmico é aplicado apenas em tanques de asfalto ou resíduos de vácuo, pois operam em alta temperatura.

Sistema de medição

O sistema de medição no tanque de aço inox industrial tem como objetivo manter o controle do nível interno e de outras variáveis importantes, como temperatura, pressão e volume. Os tanques de áreas de transferência e estocagem são dotados de sistemas modernos de medição de nível, como medição por radar, para controle mais preciso do inventário de produtos da unidade.

Orçamento/Contato

Dúvidas favor ligar: 54-3297-5152 ou 54-3292-5152. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>