Tanque de aço inox industrial e suas aplicações

Resultado de imagem para stainless steel tank

O aço inoxidável é uma liga que pode ser aplicada nos mais diversos segmentos e para as mais variadas utilizações, principalmente pela presença de fatores que aumentam a cada dia a tendência para o seu uso, como no tanque de aço inox industrial.

O aço inox possui aparência higiênica, resistência à corrosão e à oxidação e, principalmente, resistência mecânica.

Com seu brilho atraente, o aço inoxidável mantém-se imutável ao longo do tempo, e sua resistência mecânica permite que ele seja o mais adequado para construção de tanque de aço inox industrial, além de aplicações na construção civil, na fabricação de móveis e eletrodomésticos, etc.

O tanque de aço inox industrial, em razão de sua resistência à corrosão, pode tender a fabricação e armazenamento dos mais variados produtos químicos, podendo ser aplicado em tubulações, em componentes de equipamentos, em processamento de produtos farmacêuticos e alimentícios, em indústrias de papel e celulose, em produtos químicos e petrolíferos em geral.

A resistência à oxidação do aço inoxidável possibilita seu uso em tanque de aço inox industrial, podendo suportar elevadas temperaturas e servindo para os mais diversos processos de fabricação.

O tanque de aço inox industrial, por sua elevada resistência mecânica, oferece alta confiabilidade em seu desempenho, atendendo aplicação em pressões elevadas, podendo ser utilizado em equipamentos específicos, que exigem detalhamento na produção.

Resistente à corrosão, sem criar pontos de oxidação tão facilmente, mesmo ao entrar em contato com água, o tanque de aço inox industrial conta com todas as vantagens de qualquer peça fabricada com aço inoxidável. O material permite fácil limpeza e manutenção, fazendo com que o equipamento seja um excelente investimento em termos de custo-benefício para qualquer tipo de indústria.

Modelos e aplicações para o tanque de aço inox industrial

O tanque de aço inox industrial tanto pode ser arte do processo de produção quanto de armazenamento. Os modelos, fabricados de acordo com a necessidade da empresa, podem ser em tamanhos os mais variados, com projetos específicos para cada tipo de atividade industrial.

Assim, por exemplo, um tanque de aço inox industrial com função de misturador, permite a execução de trabalhos com mistura por centrifugação ou por agitação, podendo ainda ser adicionado aquecimento a vapor, resistência elétrica ou óleo térmico, além de sistema de resfriamento, caso haja necessidade.

O tanque de aço inox industrial também pode ter aplicações na armazenagem para os mais diversos produtos, como petróleo e seus derivados, grãos, gases, produtos químicos, permitindo sua aplicação nas mais diversas condições, como tanques verticais ou horizontais, aéreos ou subterrâneos, servindo aos mais diversos segmentos industriais.

A fabricação, manutenção e inspeção do tanque de aço inox industrial são feitas atendendo regulamentações e especificações técnicas, com o maior rigor em segurança, atendendo as normas regulamentadoras da ABNT para oferecer o máximo em qualidade às empresas.

Os cuidados aplicados na construção e instalação do tanque de aço inox industrial são necessários, principalmente para garantir a segurança dos equipamentos e dos trabalhadores envolvidos na produção. Na indústria, esse tipo de material pode ainda atender soluções sem contato com o ambiente externo, ou seja, é o mais adequado para qualquer tipo de atividade.

A versatilidade do aço inoxidável permite as mais diversas variações para o tanque de aço inox industrial, como os tipos curvo, guarda-chuva, cônico, cilíndrico, garantindo a inviolabilidade do produto armazenado ou em fabricação, não permitindo o risco de entrada de resíduos que possam prejudicar os componentes do produto.

O tanque de aço inox industrial pode ser usado com teto flutuante, colocado sobre o material armazenado, impedindo a formação de vapor entre os espaços, mantendo os produtos livres de evaporação, ou com teto fixado, com conexões para o ambiente externo, evitando o vácuo durante os procedimentos de esvaziamento ou pressão em processos de preenchimento.

O tanque de aço inox industrial é projetado de acordo com as necessidades do cliente, atendendo especificamente o processo de fabricação, exigindo, portanto, conhecimento aprofundado dos projetistas e construtores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *