Tanque de aço inox para cerveja

08-tanque-de-aco-inox-para-cerveja

O tanque de aço inox para cerveja é o equipamento adequado para produzir um produto final de qualidade, oferecendo melhor possibilidade de produzir a boa fermentação, transformando os açúcares presentes na matéria prima em álcool, gás carbônico e energia. Atualmente o consumidor exige produtos que tenham qualidade, e isso faz com que os produtores de cerveja, principalmente as cervejas artesanais, tenham equipamentos adequados para a fermentação e armazenamento, antes do engarrafamento.

Um dos exemplos é o tanque de aço inox para cerveja de fermentação aberta, que ainda é utilizado em algumas cervejarias e produzindo um método de fermentação para determinados tipos de cerveja, exigidos também por um determinado tipo de público.

Existem diversos tipos de tanque de aço inox para cerveja e, neste artigo, vamos comentar sobre alguns deles:

Tanque de aço inox para cerveja cilindro-cônico

O tanque de aço inox para cerveja do tipo cilindro-cônico é um tanque vertical, especialmente desenvolvido para fermentação, com capacidade que pode variar de 500 litros a 13 mil. Em virtude da forte convecção do mosto em fermentação, esse modelo de tanque praticamente não apresenta diferenças de temperatura, de pH, de redução de extrato e de número de células de fermento em suspensão durante o processo de fermentação.

É um modelo de tanque que oferece a colheita de fermento de forma relativamente simples, podendo ser instalados em ambientes refrigerados, quando não precisam de isolamento térmico, ou ao ar livre, com sistemas independentes de refrigeração à base de etanol ou de amônia. No isolamento térmico, quando necessário, é aplicada a espuma de poliuretano.

O tanque cilindro-cônico oferece limpeza automática por sprayballs ou sistemas giratórios, precisando de uma válvula de segurança para alívio de sobre pressão e de vácuo. O tanque é construído geralmente com aço inox AISI 304 para oferecer maior durabilidade e qualidade na cerveja produzida.

Tanque de aço inox para cerveja tipo Asahi

O tanque de aço inox para cerveja tipo Asahi é um tanque vertical de fundo plano, com caimento de 10%, servindo para volumes de fermentação entre 1 mil a 4 mil hl, dependendo da necessidade do produtor. São tanques isolados termicamente, com sistemas de refrigeração individuais.

Nesse modelo de tanque, os custos de instalação são inferiores ao de uma adega convencional, uma vez que não são necessárias bases especiais ou qualquer tipo de obra civil de grande monta.

Tanque de aço inox para cerveja esfero-cônicos

Também construído em aço inox, o tanque do tipo esfero-cônico possui a parte superior esférica e a parte inferior dotada de um cone com ângulo de 60°. O corpo esférico e o cone são dotados de camisa de refrigeração e o isolamento térmico é feito com uma camada de lã de vidro. As pressões de trabalho no tanque de aço inox para cerveja do tipo esfero-cônico podem chegar a 3 kgf/cm3.

Tanque de aço inox para cerveja convencionais

Embora a busca atual por sistemas mais racionais e econômicos esteja predominando na produção de cerveja, ainda podem ser encontrados diversos tipos de tanque de aço inox para cerveja que fazem a fermentação convencional, podendo ser constituídos de vários materiais e em diversos formatos.

O tanque horizontal, por exemplo, é normalmente feito de aço inox, com diversos tamanhos e capacidade, alguns podendo atingir até 15 metros, resultando em volumes de até 2 mil hl. São tanques instalados geralmente atrás de paredes, que melhoram a refrigeração, exigindo menos controle térmico.

Nesses tanques maiores é necessária a instalação de um visor para verificar a superfície da cerveja em fermentação, além de termômetros e torneiras de prova, que assegurem o controle do processo. A limpeza automática facilita a operação e válvulas de pressão e de vácuo possibilitam melhoria nas operações de enchimento e de esvaziamento.

Nesses modelos de tanques de maior capacidade existe apenas o problema da colheita do fermento, que deve ser diluído com água para facilitar o bombeamento. Há também a necessidade de um sistema de refrigeração individual através de camisas, possibilitando a circulação da solução refrigerante.

Equipamentos extras para o tanque de aço inox para cerveja

O tanque de aço inox para cerveja exige alguns equipamentos extras para possibilitar seu bom funcionamento. Entre esses equipamentos, podemos destacar:

  • Painéis e válvulas de controle;
  • Bombas centrífugas e sanitárias para encher, esvaziar e limpar os tanques;
  • Bombas helicoidais ou de lóbulos para o bombeamento do fermento;
  • Mangueiras de borracha especialmente fabricadas para conduzir a cerveja;
  • Equipamento de dosagem automática de fermento;
  • Tubulações fixas de aço inox, com painéis dotados de curvas de ligação;
  • Medidores de vazão ou hidrômetros para controle dos volumes nos tanques.

Os controles ou sistemas de controle sobre o processo de fermentação devem ser relacionados basicamente com a temperatura da fermentação e a redução do extrato, trazendo, dessa forma, maior homogeneidade para a cerveja produzida.