Tanque de aço inox: produção de vinho

Dois dos principais usos que o tanque de aço inox tem são utilizados frequentemente por vários tipos de empresas. A fermentação e estocagem de bebidas alcoólicas, por exemplo, é só um uso desses tanques.

Foto com vinho produzido em um tanque de aço inox

Neste artigo falaremos sobre os tipos de tanque de aço inox para fermentação, estocagem e também dos esgotadores e remontadores.

Tanque de aço inox para fermentação

Antigamente, os vinhos eram guardados e fermentados em barris de carvalho. Todavia, com a vinda da tecnologia, os tanques de aço inox ganharam espaço. A tecnologia veio até a produção de vinho com o intuito de principalmente facilitar a produção da bebida. Ademais, o tanque de aço inox se mostra como um agregador de qualidade ao produto.

Os barris de carvalho foram perdendo o espaço para os tanques de aço inox. Ainda assim, o padrão de qualidade dos produtos nunca deixou de subir. Muito pelo contrário: a qualidade os vinhos após a produção de tanque de aço inox para fermentação aumentou e muito. Nesse sentido, os tanques de aço inox garantem uma produção de qualidade, independente do produto armazenado.

Mas como o tanque de aço inox pode beneficiar o vinho? Dentre as vantagens desses produtos para fermentação ou estocagem, podemos citar:

  • Facilidade na hora de limpar o produto;
  • Resistente às altas temperaturas e às baixas temperaturas;
  • Não corrói facilmente;
  • Facilidade na hora de poupar dinheiro de manutenções.

Essas vantagens são diretamente relacionadas com a composição dos tanques. O material aço inox surge a partir de uma liga entre o elemento ferro e cromo. Essa composição garante uma boa qualidade de produto. Originalmente, esse material era utilizado nos jantares, em talheres. Todavia, observou-se que a sua aplicação poderia ser industrial e muito mais útil no que tange a produção de alguns tipos de bebidas.

Em virtude de sua capacidade industrial, o tanque de aço inox é hoje um dos melhores meios de fermentação de vinhos. A popularização do uso dessa poderosa ferramenta veio somente na década de 60.

Tanque de aço inox para estocagem

Além de ajudar no processo de fermentação, os tanques de aço inox podem ser utilizados para estocagem. Não só para os vinhos, como também para cachaça, cerveja e até mesmo gasolina. Os tanques podem vir ou não com misturadores e filtros para remover sabores ou impurezas. Antes de tudo, os tanques de aço inox podem ser indispensáveis, dependendo da empresa que o utilizará. Eles não só são utilizados para estocagem, mas também para lavar e preparar produtos de modo geral.

Ademais, os tanques costumam variar seus volumes de 2000 até 30000 litros. Formatos e volumes de tanque de aço inox variam dependendo do seu uso e, o mais importante a se saber é que uma consulta de valores e de tipos de tanques seria o mais razoável a se fazer. Sem dúvidas, o tanque de aço inox ainda garante a qualidade do produto enquanto armazena ele.

Remontador para tanque de aço inox

Em virtude de sua versatilidade, o tanque de aço inox ainda torna possível o processo que chamamos de remontagem durante a produção de vinho. Ele também pode realizar o processo de esgotagem, sobre o qual falaremos em seguida.

A remontagem é, sobretudo, o processo de bombear o mosto do fundo até a superfície do tanque de aço inox. O mosto é uma pasta que é resultado da prensagem da uva. A mistura, durante o processo de remontagem, é levada de baixo para cima. O conteúdo do mosto fica, portanto, misturado logo após esse processo.

Esgotador para tanque de aço inox

O esgotador é o equipamento utilizado para separar a parte sólida do mosto. A uva, quando prensada, deixa partes sólidas no mosto. Desse modo, é do intuito de quem produz o vinho separar a parte sólida da líquida. Logo em seguida, a parte líquida da uva segue para ser fermentada.

Em suma, o tanque de aço inox é muito importante para a produção de vinho no Brasil. Os produtores de vinhos no Brasil e no mundo inteiro dependem do uso de tanques de aço inox para garantir qualidade e facilidade na hora de obter qualidade em seus produtos. Portanto, reforçamos que o tanque de aço inox é essencial para que uma boa produção seja realizada dentro dos mais variados setores da economia.