Tanque de aço inox refrigerado e seus usos

02 Tanque de aço inox refrigerado

O tanque de aço inox refrigerado é destinado principalmente a produtos alimentícios, que precisam ser mantidos em constante refrigeração para manter a qualidade do alimento armazenado.

Em sua maior utilidade, o tanque de aço inox refrigerado é usado por produtores de leite, uma vez que se trata de um produto altamente perecível e é retirado em regiões mais distantes dos grandes centros, necessitando que sejam mantidos sob refrigeração até que sejam retirados do local. Para algumas indústrias, o tanque de aço inox refrigerado é necessário para o armazenamento de produtos químicos ou de gases, que precisam ser comprimidos e, assim, mantidos em temperatura muito abaixo da temperatura ambiente.

O projeto do tanque de aço inox refrigerado deve estar sempre em acordo com o tipo de utilização e com a quantidade de produto que deve ser armazenado, atendendo, no caso de alimentos, a exigências da Vigilância Sanitária.

Funcionamento do tanque de aço inox refrigerado

Na utilização de tanque de aço inox refrigerado destinado a produtos alimentícios, o funcionamento é bastante simples, tendo apenas a finalidade de baixar a temperatura do alimento, retirando seu calor e mantendo essa temperatura a níveis que evitem a proliferação de bactérias.

Essa temperatura no tanque de aço inox refrigerado deve estar sempre abaixo do limite de proliferação, ou seja, praticamente a zero grau. Podemos, para melhor explicar a utilização desse modelo de tanque, o seu uso para o leite, já que esse assunto foi comentado acima.

O leite, depois da ordenha, deverá ser colocado no tanque de aço inox refrigerado em sua temperatura ambiente, imediatamente após ser retirado. A unidade de resfriamento já deve estar ligada, pronta para receber o leite, fazendo a troca de calor com o fundo do tanque, reduzindo a temperatura do alimento até pelo menos 4°C, um processo que pode levar até 3 horas, dependendo da quantidade do leite armazenado.

Nessa temperatura, o agitador é acionado através de comando elétrico e através do moto-redutor, ficando a girar por um tempo de 5 minutos, com intervalos de 30 minutos, a rotação de 10 rpm, devendo ficar ligado sempre que a unidade de refrigeração esteja ligada.

Juntamente com a refrigeração, o movimento do agitador irá garantir que a temperatura seja homogênea, mantendo o mesmo nível em todo o tanque de aço inox refrigerado. O controle de temperatura é mantido através de um termostato digital, devendo também o tanque ser equipado com comando elétrico para proteção contra oscilações da energia e contra possíveis curtos-circuitos.

Com a temperatura adequada, mantida sempre em 4°C, o leite não chega ao nível de congelamento, mantendo sua qualidade por mais tempo e, ao mesmo tempo, trazendo economia de energia o proprietário.

Tanque de aço inox refrigerado para caminhões

O tanque de aço inox refrigerado pode ser projetado também para uso no transporte, sendo adaptado a caminhões, para o transporte principalmente de alimentos. A capacidade dos tanques adaptados a caminhões podem ser de 8 mil a 18 mil litros, quando para caminhões simples, e de 12 mil a 34 mil litros para semirreboques de até 3 eixos. Esse modelo de tanque, além de alimentos, também é adequado para transporte de produtos farmacêuticos e de outros que precisem de temperatura baixa, controlada e estabilizada para no prejudicar o produto transportado.

O tanque de aço inox refrigerado para transporte deve ter, em seu projeto, algumas especificações técnicas, como destacamos:

  • Caixa de carga adequada, com acabamento sanitário e compartimentos;
  • Volume adequado com o tipo e quantidade de carga;
  • Formato cilíndrico, com evaporadores de expansão;
  • Boca de visita para cada compartimento, devidamente acoplada com válvula quebra-vácuo ou de alívio de pressão;
  • Sistema de limpeza com tomadas individuais, evitando pontos de contaminação;
  • Saídas independentes de compartimentos, evitando misturar produtos;
  • Escada traseira ou lateral, de acordo com a necessidade;
  • Isolamento adequado para a manutenção da temperatura e para maior rendimento do sistema de refrigeração;
  • Sistema de refrigeração com acionamento elétrico, a diesel, garantindo a refrigeração dos produtos transportados mesmo durante o deslocamento;
  • Painel elétrico de comando do sistema de refrigeração, trazendo maior segurança em todo o processo de transporte ou de limpeza;
  • Válvulas de expansão para trazer a estabilidade à distribuição do gás refrigerante no sistema, garantindo a uniformidade na geração de temperatura;
  • Interligação entre tubulação de distribuição a válvulas de expansão para evitar ruptura de tubulações.

Em ambos os sistemas, seja para manutenção da qualidade em sua origem ou para transporte, o tanque de aço inox refrigerado deve ainda contar com compressores adequados, para que se possa ter economia de energia e um sistema de proteção, impedindo danos ao equipamento e seu sobrecarregamento.

No caso de tanque de aço inox refrigerado para alimentos, todas as especificações técnicas devem seguir as orientações da instrução normativa n° 51 de 2002, emitida pelo Ministério da Agricultura.