Tanque de aço inox industrial

 

09 Tanque

O tanque de aço inox é utilizado amplamente nas indústrias de produtos químicos, petroquímicos, de alimentos e muitas outras aplicações, servindo para mistura, agitação, decantação, filtragem ou acumulação.

 

Nas indústrias de alimentos e bebidas, o tanque de aço inox já se tornou bastante comum, sendo utilizado em praticamente todo o mundo, uma vez que o aço inox é bastante resistente, além de ser totalmente ecológico, podendo ser reciclado e reutilizado em outras aplicações.

 

O tanque de aço inox, como vantagem maior para a indústria, também é um material praticamente inerte, não causando qualquer tipo de alterações nos produtos armazenados, o que torna o aço inoxidável o material adotado em qualquer atividade industrial.

 

Tanque de aço inox em qualquer tipo de indústria

 

O tanque de aço inox pode ser utilizado desde uma usina de produção de açúcar e álcool, até uma fábrica de laticínios; desde uma indústria de bebidas até um engarrafador de água mineral, podendo ser aplicado em todas as etapas do processo produtivo.

 

Uma das grandes vantagens do tanque de aço inox é a facilidade na sua higienização, contribuindo para que a preferência dada ao aço inoxidável o torne o preferido pelas indústrias mais variadas.

 

Um ponto interessante a ser observado é que, devido à sua praticidade, o tanque de aço inox também é utilizado para armazenamento e tratamento de efluentes industriais e até para tratamento de água e esgotos.

 

Um dos bons exemplos de aplicação do tanque de aço inox em tratamentos de efluentes e esgotos vem de Cingapura, onde foram instalados tanques montados em aço inox para os processos de tratamento, tendo em vista a economia que o aço inox pode trazer a projetos que precisam de longo tempo para recuperar os investimentos. Enquanto no Brasil ainda não tivemos notícia desse uso, os países orientais o descobriram, alertando para a economia ao longo do tempo.

 

Na indústria química, o tanque de aço inox é o produto que mais consegue manter suas propriedades inalteradas, mesmo quando há mudanças bruscas de temperatura ou quando o material armazenado é corrosivo.

 

Da mesma maneira, na indústria alimentícia, o tanque de aço inox apresenta-se como o melhor produto para armazenamento e para as etapas do processo de transformação industrial dos alimentos, por apresentar fácil limpeza, assegurando melhores condições higiênicas ao produto final.

 

O tanque de aço inox vem sendo amplamente utilizado nessas e em outras áreas, tendo também o aço inoxidável se tornado o material preferido para outros tipos de equipamentos, como fogões, pias, balcões, etc.

 

Um dos fatores que torna o tanque de aço inox o preferido pelas indústrias também é o fato de não necessitar de qualquer pintura, permanecendo apenas com seu acabamento superficial, que é obtido através de polimento e de lixamento. Com suas características de alta resistência à corrosão, dispensa-se o uso de revestimentos protetores.

 

Pesquisas feitas sobre o tanque de aço inox para as indústrias

 

Com a facilidade apresentada para a manutenção no tanque de aço inox, o material utilizado também é objeto de constantes pesquisas, avaliando a possibilidade de aplicação do aço inoxidável em outros tipos de indústria.

 

A tecnologia do aço inoxidável é relativamente recente. Enquanto o ferro é um elemento conhecido da humanidade há mais de 5 mil anos através de uma das matérias primas do aço, o ferro. No entanto, a aplicação do aço também é relativamente recente, tendo sido descoberto na metade do século XIX, pelo industrial inglês Bessemer, que permitiu o refino do gusa em um convertedor através do sopro de uma corrente de ar, atravessando o banho de gusa e convertendo-o por oxidação do aço líquido.

 

Partindo dessa descoberta, a humanidade pode ter à disposição a liga de ferro carbono, a que chamamos aço, que nos permitiram o desenvolvimento de novas aplicações para a indústria no século XX.

 

Esse aço, no entanto, ainda apresentava problemas de corrosão e foi somente em 1912, com a descoberta do aço inoxidável que a tecnologia do material encontrou um novo patamar, tornando-se o material preferido pelas indústrias em virtude de sua facilidade de aplicação, das condições de higiene apresentadas e da ausência de corrosão.

 

Hoje, o aço inoxidável faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo, não havendo ainda material que o substitua em matéria de usabilidade. As aplicações do aço inoxidável estão consagradas para tanque de aço inox nas indústrias e para centenas de outras aplicações.

 

A facilidade de assepsia, de manutenção e de aplicações tornaram o aço inoxidável parte de nossas vidas, estando presente em todas as áreas de atividade humana, desde elevadores a equipamentos hospitalares, desde peças de mobiliário a tanques industriais.

 

Dentre as pesquisas, uma das mais recentes é a utilização do aço inoxidável para uma usina experimental de dessalinização, o que mostra a eficiência do tanque de aço inox.