Tanque fermentador de cerveja

05 Tanque

O tanque fermentador de cerveja é um equipamento especialmente desenvolvido para assegurar que o processo de fermentação e de maturação do produto seja feito com os devidos controles de temperatura e de pressão, de acordo com as necessidades produtivas, seja para cerveja artesanal ou para indústrias de bebidas.

O tanque fermentador de cerveja deve manter a temperatura dentro dos padrões exigidos, devidamente providos de camisas refrigerantes, independentes, no corpo cilíndrico e no cone, para garantir a perfeita convecção do produto. Ao mesmo tempo, é preciso que tenha isolamento térmico, usando material adequado e respeitando as normas de controle ambiental.

O aço inoxidável é material mais apropriado para o tanque fermentador de cerveja, podendo também ser usado como maturador, e possibilitando controle de temperatura e pressão de acordo com as necessidades de produção. O aço inoxidável é o material indicado por permitir injeção de alta pressão, com aquecimento que torna a espuma totalmente uniforme quando expandida, e por facilitar a limpeza e renovação do material que está sendo fermentado.

Como funciona o tanque fermentador de cerveja

A fermentação da cerveja é um processo que exige tempo e, consequentemente, dinheiro. As leveduras trabalham no seu próprio ritmo, o que pode gerar produtos de qualidade abaixo do normal e tornando a cerveja inadequada para consumo. Além disso, o tanque fermentador de cerveja precisa ser limpo a cada lote, o que gera interrupção no processo de produção.

O tanque fermentador de cerveja, no entanto, pode ser usado sequencialmente, sem nunca ser totalmente esvaziado. O processo, criado na Alemanha, não exige que sejam retirados todos os sedimentos do tanque fermentador de cerveja, podendo retirar o produto final, que será destinado a tanques armazenadores, sem necessidade de remover completamente a levedura.

Como o tanque fermentador de cerveja é fechado, não há risco de contaminação da levedura, podendo ser colocado novo mosto, aproveitando até mesmo a levedura restante.

No caso de cervejarias artesanais, o processo deve ser feito dentro de outras condições, já que a levedura traz as características da cerveja que foi produzida, reduzindo a possibilidade de reutilização da levedura em outros tipos de cerveja. Desta forma, a cervejaria artesanal precisaria de tanques exclusivos para cada tipo de cerveja, e isso aumentaria em muito o custo de equipamentos.

A levedura, ou fermento, é quem vai produzir a cerveja. O trabalho do cervejeiro é fazer o mosto, deixando para o fermento o serviço de converter o açúcar em álcool. Nesse caso, o tanque fermentador de cerveja deve ser adequado para a produção de uma bebida de alta qualidade.

Na fermentação são produzidos os aromas e o sabor da cerveja, sendo também a etapa da formação de álcool e de gás carbônico, eliminando os aromas indesejados.

O processo do tanque fermentador de cerveja permite escolher a temperatura de fermentação dentro da faixa de atividade da levedura escolhida, podendo escolher uma temperatura mais alta quando é necessária a formação de álcool superior, ou mais baixa, quando se exige menos álcool.

No final da fermentação, o produto deve ser medido com relação à densidade da cerveja e a temperatura deve ser reduzida para precipitação da levedura no fundo do tanque fermentador de cerveja, sendo depois retirada.

Depois da fermentação, é necessário iniciar o processo de maturação da cerveja, quando teremos a sedimentação da levedura ainda em suspensão, ajustando também a cerveja para que seja suavizada e deixando-a pronta para o consumo.

O tanque fermentador de cerveja é de importância crucial para a qualidade final do produto, seja em produção industrial ou artesanal. Para um produtor de cerveja artesanal, os cuidados são mais criteriosos, já que existem inúmeros tipos de cerveja e, dependendo do produtor, sempre há a busca de novos sabores e de novos teores de álcool. Desta forma, o produtor artesanal busca sua qualidade de mestre cervejeiro, uma posição cada vez mais exigida pelo mercado das cervejas artesanais.