Tipos de tanques de aço inox para armazenamento de produtos químicos

Para atender às enormes necessidades de armazenamento das indústrias, os tanques de aço inox tornaram-se uma opção viável para a maioria dos empresários do setor. Afinal, o aço é conhecido por sua resistência, confiabilidade e durabilidade.

Além disso, tem alta capacidade de armazenamento e melhor custo-benefício. O aço se tornou muito popular na indústria de produtos químicos por vários motivos, mas principalmente porque é versátil e resistência à corrosão.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

No entanto, é preciso entender que existem diferentes tipos de tanques de aço inox disponíveis no mercado. Portanto, se você está confuso sobre qual comprar e não possui informações ou conhecimentos abrangentes sobre eles, este artigo o ajudará.

Tipos de tanques de aço inox para armazenamento de produtos químicos

Então, vamos citar os principais tipos de tanques de aço inox para armazenamento de produtos químicos. Assim, você poderá decidir qual é o mais adequado para atender suas necessidades.

Tanques de aço inox 316

De fato, muitas indústrias procuram investir em um tanque forte para armazenar produtos químicos perigosos. Assim, o aço 316 se tornou uma opção a considerar para fins industriais porque é resiliente e conhecido por suas fabulosas propriedades anticorrosivas.

Mas, ainda é possível garantir mais segurança às unidades com o processo de soldagem, que também pode manter sua resistência à fluência por muitos anos. Então, ácidos e outros produtos químicos de base industrial podem ser armazenados nele.

Propriedades anticorrosivas

Sem dúvida, uma característica marcante dos tanques de aço inox 316 é que eles são projetados para atender perfeitamente às aplicações industriais porque as suas propriedades são anticorrosivas.

Portanto, você pode aproveitar modelos de diferentes formas, tamanhos, dimensões, especificações, recursos, propriedades físicas e mecânicas.

Tanques de aço 304

O uso global contribuiu para a popularidade do aço 304. Ele é fabricado a partir de cromo e níquel, sendo projetado para armazenar produtos químicos orgânicos perigosos usados ​​nas indústrias.

Como é altamente resistente à corrosão e pode ser facilmente transportado de um lugar para outro, pode ser a melhor aposta. Os tanques de armazenamento químico de aço inox 304 têm propriedades físicas e mecânicas semelhantes às do aço 316.

No entanto, esses tanques de são menos condutivos térmicos e elétricos e são essencialmente de natureza não magnética.

Tanques de aço carbono

Tanques de armazenamento de aço carbono para produtos químicos são uma opção viável, mesmo que não possua um acabamento brilhante. Entretanto, está disponível a custos mais baixos, por isso os usuários optam ainda mais por eles.

Certamente, é uma excelente escolha quando o ambiente não é corrosivo. Esses tanques de aço carbono são ideais para armazenar líquidos combustíveis. Geralmente são usados para combustível de aviação, óleo, água, corantes, etc.

Tanques de aço de liga de níquel

O armazenamento químico em tanques de aço de liga de níquel é extremamente robusto. Além disso, vem com mais resistência à corrosão e facilidade de transporte. Devido ao seu alto desempenho e resistência, atende a todos os requisitos industriais quando se trata de armazenar produtos químicos com segurança.

Vida útil dos tanques de aço inox

A expectativa de vida depende totalmente da sua aplicação. Portanto, existem várias coisas que podem afetar a vida útil dos tanques de aço inox. Por exemplo: o tipo de produto químico a ser armazenado e também a temperatura. 

Além disso, é importante garantir uma boa instalação do seu tanque, sendo que é indicado escolher uma superfície plana e limpa. Ainda assim, é necessária uma inspeção regular para aumentar a vida útil do seu tanque.

Inspeção

De fato, é necessário um teste anual que inclui inspecionar a parede do tanque para certificar-se de que não há pequenas trincas ou danos causados ​​por tensões de carga da tubulação ou válvulas.

Além disso, verificar todos os acessórios para evitar vazamentos, desgaste mecânico dos misturadores ou bordas expostas onde o tanque está suspenso.

Conclusão

Em resumo, os tanques de aço inox são extremamente vantajosos e eficientes devido às suas incríveis características e facilidade de transporte.

Os tanques de aço inox são especificamente feitos sob medida e projetados com perfeição para atender às necessidades de qualquer cliente. 

Sem dúvida, eles são superiores aos outros e superam todas as expectativas dos usuários em termos de desempenho e longevidade. Portanto, aceite o melhor sem comprometer a qualidade. 

Saiba mais sobre o uso de tanques de aço inox na indústria de bebidas.