Vantagens dos tanques de aço inox versus tanques de aço carbono

Antes de decidir entre tanques de aço inox e tanques de aço carbono, é melhor conhecer as vantagens e desvantagens de cada material.

Primeiramente, o aço inox  é muito  mais versátil e duradouro, sendo adequado para  diferentes indústrias com necessidades especiais. Isso porque não são afetados pela corrosão.

Tanques de aço inox

Portanto, aço inox dura muito mais do que os tanques de aço carbono. Certamente, os tanques de aço inox podem ser usados ​​por décadas sem  exigir grandes reformas ou  substituições.   

Do que são feitos os tanques de aço inox e de aço carbono? 

Antes de mais nada, é preciso saber que ferro e carbono são dois dos elementos fundamentais que compõem ambos materiais. No entanto, a diferença é que é adicionado certa quantidade de  cromo para fazer aço inox. De fato, o cromo é o  ingrediente especial que protege o aço da corrosão.   

Liga

A adição de quantidades de elementos de liga, como níquel, manganês, titânio e outros, mostra sua adequação à resistência e à corrosão. Além disso, classifica seu tipo de força, dureza e tolerância ao calor.  

As  classes de material de aço inox avançaram nos últimos anos porque podem ser personalizadas para  necessidades específicas da indústria. Alguns, por exemplo, fornecem resistência superior à corrosão,  mantendo custos comparáveis ​​aos tipos mais tradicionais. 

Aço carbono 

O aço carbono é o aço que contém carbono como liga principal. Sendo assim, as propriedades desse tipo de aço dependem da porcentagem do teor de carbono. Então, com base na quantidade de carbono, podemos classificar esses aços em diferentes categorias. À medida que o teor percentual de carbono aumenta, também aumenta sua resistência à tração e seu índice de fragilidade pelo frio. No entanto, torna-se menos dúctil.

Resistência e durabilidade

Entre as principais características do aço carbono, podemos destacar sua resistência e durabilidade. Entretanto, o aço carbono não é adequado para aplicações que exigem um material com certo grau de flexibilidade. Em outras palavras, o aço carbono tem pouca ductilidade.

Tanque de aço inox versus espessuras do tanque de aço carbono

Sem dúvida, cada vez mais empresas estão optando por construir tanques de aço inox em vez de tanques de aço carbono. Embora as  práticas de fabricação de tanques de aço inox e aço carbono sejam similares, as durações de soldagem nos  tanques de aço carbono são  mais altas. No entanto,  o aço inox compensa pela redução geral no peso do tanque devido à maior resistência desse material.

Economia de custos  na fabricação  de  tanques de aço inox 

De fato, existem  custos adicionais associados ao tratamento da superfície de tanques de aço carbono, enquanto os tanques de aço inox não incorrem nesses custos. 

Com tipos e classes adequadamente selecionados, o aço inox  é resistente aos conteúdos do tanque e ao ambiente externo. Além disso, não  precisa de pintura. Portanto, o custo de propriedade do seu ciclo de vida se torna significativamente menor. 

De fato, os tanques de aço inox são mais resistentes e quase não precisam de manutenção (importante para manter os custos finais baixos).

Mais alguns pontos a considerar: 

A fabricação de tanques de aço carbono requer pré-aquecimento e pós-aquecimento para soldas. Além disso, os tanques precisam de tratamento pós-soldagem e inspeção de testes de radiografia. Mas, dependendo dos  parâmetros do projeto, esses  processos não são necessários para tanques de aço inox. 

A pintura a jato dos tanques de aço carbono exige que o pessoal trabalhe em alturas. Por outro lado, os  tanques de aço inox eliminam essa necessidade, reduzindo os  riscos de quedas dos trabalhadores.  

Comparando custos de manutenção: tanques de aço inox versus tanques de aço carbono

Os  custos de manutenção e retrabalho são ciclos programados e variam de acordo com o tipo de produto armazenado e a localização da instalação. Os tanques de armazenagem de materiais agressivos, por exemplo, pode  custar mais em manutenção. 

Os tanques de aço inox são superiores  e custam menos. Portanto, é um mito que esses tanques custem mais que o aço carbono. Como mostrado acima, os  tanques de  aço inox podem custar  significativamente menos à sua empresa  e oferecem muitos outros  benefícios,  desde  a fase inicial de desembolso de capital até ao longo de sua vida útil.

Saiba mais sobre a importância dos tanques de aço inox para cervejarias.