A importância dos tanques de aço inox para cervejarias

Tradicionalmente, as cervejarias usam tanques de aço inox para todos os componentes da fabricação de cerveja. Isso inclui tratamento de águas residuais e armazenamento de matérias-primas como lúpulo, cevada e fermento, por exemplo.

Portanto, antes da cerveja ser comercializada em garrafas, latas ou outras embalagens de venda, o líquido passa por diversos processos. 

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Embora existam outros tipos de recipientes, os tanques de aço inox ainda são a melhor opção para processos de pressurização. Esses tanques também podem ser equipados com acessórios adicionais como filtros, ou outros itens para o condicionamento final da cerveja.

Processo de fabricação da cerveja

Sem dúvida, a fabricação de cerveja é um processo complicado. No entanto, existem certos princípios de fabricação que sempre devem ser seguidos. De fato, cada estilo de cerveja exige um processo diferente de fermentação e maturação.

Assim, o tempo, temperatura adequada e aquecimento gradual são considerados. Além disso, a preparação adequada da água, medição e adição precisa de ingredientes, bem como o controle de maturação são extremamente importantes ao preparar a cerveja perfeita.

A relação da cerveja com o aço inox

Quando você pensa em duas inovações humanas tão diversas quanto à fabricação de cerveja e o aço, você provavelmente imagina cubas cheias de malte de fermentação. Essas duas tecnologias aparentemente desconectadas se fundiram em um processo industrial.

História

A fabricação de cerveja é uma tradição de 7.000 anos originária da Mesopotâmia. O processo é mencionado na literatura egípcia antiga e o produto final, a cerveja, é mencionado na Bíblia Hebraica. 

Por outro lado, o aço, uma liga de carbono de ferro, é um processo de quase 4.000 anos. Então, separados por milhares de anos, logo se fundiram em tempos modernos no processo de fabricação da cerveja.

Abaixo estão algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre a fabricação de aço e cerveja.

O aço substituiu os tanques de armazenamento de cerveja mais antigos

Os tanques de aço inox exigem menos espaço que os barris de madeira. Eles são mais fáceis de limpar e custam menos para manter, porque podem ser usadas técnicas de lavagem e esterilização a alta pressão.

Além disso, os tanques de aço inox também podem ser construídos em tamanhos muito maiores que os barris de madeira.

Os tanques de aço inox usados na fabricação de cerveja impedem a corrosão

Para entender a corrosão, pense no seguinte: por exemplo, quando dois metais, ou um metal e um contaminante, como sujeira, estão próximos de uma solução, como a cerveja, uma corrente elétrica flui através da solução, criando um processo químico com os metais como condutores.

O metal, que é mais ativo, irá ionizar como resultado. Os íons combinam-se com o oxigênio para criar uma corrosão galvanizada.

Vantagem

Mas, a vantagem do aço inox é que tem menos condutividade do que outros metais usados ​​na fabricação de cerveja.

Além disso, o revestimento de aço inoxidável resiste à oxidação, pondo fim à corrosão galvânica no processo de fermentação.

A maioria dos equipamentos de fabricação de cerveja é de aço inox

Quase todos os outros itens usados ​​na fabricação moderna, desde a tubulação até o armazenamento, são feitos de aço inox. Certamente, um dos usos mais interessantes do aço na fabricação de cerveja é o “refrigerador de cerveja”, que é um dispositivo normalmente construído a partir de tubos de aço, contendo um conjunto interno de tubos de aço menores.

Como funciona…

Normalmente, a amônia ou a salmoura é levada a fluir através dos tubos externos, enquanto a cerveja é transmitida através dos tubos internos.

Assim, o resultado é um processo de resfriamento criado quando a amônia ou a salmoura absorve o calor da cerveja quente, resfriando a cerveja a uma temperatura predefinida.

Tanques de aços inox não produzem sabores estranhos à cerveja

A cerveja é corrosiva para tanques de armazenamento porque é ácida e contém microrganismos vivos que causam corrosão e incrustações. Mas, a resistência à corrosão do aço inoxidável mantém os sabores da cerveja no processo de fabricação.

Conclusão

Por fim, o aço inox tem uma função primordial para as cervejarias. De fato, os padrões da indústria de cerveja e bebidas em geral são muito altos. Portanto, os empresários devem buscar sempre fazer uso de equipamentos e procedimentos tecnologicamente avançados de produção. Dessa forma é possível manter a alta qualidade do produto para satisfazer os consumidores.

Saiba mais sobre tipos de tanques de aço inox para armazenamento de produtos.