Dicas para tanques de aço inox com agitadores

Os tanques de aço inox com agitadores têm grande capacidade de armazenamento. Além disso, há vários tipos de agitadores. Portanto, alguns itens que compõem e peça são: hélices, pás, âncoras, turbinas etc.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Assim sendo, os tanques de aço inox com agitadores devem ser projetados para atender as necessidades de armazenamento de determinado produto que será inserido no recipiente.

O que é um tanque de aço inox com agitador

Então, um tanque agitador fabricado em aço inox é um recipiente especialmente projetado para misturar fluidos. Assim, tem a capacidade de fazer misturas em diferentes viscosidades, densidades e temperaturas.

Para isso, são dotados de um motor que aciona o sistema de agitação de mistura dos líquidos. As potências são diferenciadas dependendo, entre outras coisas, das dimensões do tanque, bem como dos produtos a serem misturados e suas porcentagens.

Além disso, ele é projetado de acordo com o tipo de mistura desejada (mistura em suspensão, emulsão …)

Homogeneidade

Sem dúvida, um tanque de aço inox com agitadores é muito útil para atingir homogeneidade nas misturas de substâncias e matérias-primas. Assim sendo, tanto na indústria de alimentos quanto para as exigentes necessidades da indústria farmacêutica, os agitadores são fundamentais.

Aliás, os tanques de aço inox com agitadores podem incorporar diferentes detalhes técnicos. Afinal, cada tanque fabricado é único, já que tem configurações e dimensões especificas, bem como acessórios e elementos necessários para torná-lo totalmente funcional. Dessa forma, poderá atender todas as normas exigidas pelo setor.

Outras configurações que podem ser necessárias em tanques de aço inox

– Isolamento de parede dupla para manter a água quente ou fria. 

– Diferentes tipos de sistemas de agitação de acordo com a viscosidade do fluido: âncora, hélices, pás ou turbina.

– Acessórios de entrada e saída de produto, água, parafusos, fitas de vedação, haste de tração, bem como conexão de diversos tipos de flange. Além disso, portas de acesso, entradas de aeração ou inertização, escadas, canal de base, etc.

– Projetos específicos para aumentar a estabilidade e rigidez, assim como 3 ou 4 pernas de apoio

– Abertura para a entrada de uma pessoa na parte de cima

Opções e incorporações

– Várias opções de fundo: fundo plano duplo com drenagem total, fundo plano com inclinação, fundo klopper, fundo cônico com diferentes graus, etc.

– Incorporação de bolas CIP Cleaning para automatizar a instalação da lavagem.

– Chaves de saída na parte inferior, medidor de nível Abastecimento, montagem e controle de todos os tipos de níveis. 

– Projetado com revestimento ou bobina dentro e fora para resfriamento ou aquecimento.

Principais benefícios do aço inox

Os tanques de aço inox com agitadores apresentam inúmeras vantagens que o tornam cada vez mais eficiente. A seguir, algumas delas:

Tanques de aço inox com misturadores higiênicos

De fato, uma das grandes vantagens dos tanques de aço inox é a facilidade de limpeza. Geralmente, a manutenção é fácil porque ele pode ser limpo simplesmente com água e sabão.

Um bom tanque deve oferecer facilidade nas operações em termos de mistura de substâncias. Portanto, deve garantir o melhor desempenho, reduzindo ao máximo as tarefas de limpeza e manutenção.

Alta qualidade, resistência e duração

A fabricação dos tanques de aço inox com agitadores seguem normas de acordo com as regulamentações dos órgãos fiscalizadores. Assim sendo, os fabricantes devem prezar pela qualidade do material utilizado, que vai garantir a máxima duração e resistência do equipamento.

Vedação e solda

É importante ter o máximo de atenção com a vedação e soldagem dos aços. Dessa forma é possível proporcionar um trabalho impecável, livre de trincas ou rugosidade que favoreçam a corrosão. Os tanques de aço inox com misturadores podem alcançar longos ciclos de vida com uso e manutenção corretos.

Aço inox não sofre alterações em contato com o conteúdo do tanque

O aço inox evita a proliferação de bactérias. Além disso, não quebra nem racha em comparação com outros recipientes. Outro fator importante é que o aço inox é neutro em termos de sabor e sua aparência permanece inalterada, mesmo em contato com substâncias ácidas agressivas.

Aço inox 304

O aço inox 304 é um metal austenítico, o que significa que possui as seguintes propriedades:

– Grande resistência à corrosão em ambientes normais

– Excelente desempenho em baixas temperaturas, bem como em altas temperaturas

– Endurecido facilmente pelo trabalho

– Boa ductilidade e formabilidade

– Excelente soldabilidade

– Grande adequação para ambientes higiênicos

– Não magnético

Veja também: Aço inox na indústria de medicamentos: por que é o melhor?