Tanques de aço inox com camisa e aquecimento

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photography-heating-tanks-image10623917

Em processos industriais de aquecimento, o vapor d’água é o fluído térmico mais utilizado, sendo o preferido por diversas razões, embora haja restrições para determinados usos, quando se espera que o desempenho do equipamento seja melhor. A maior parte dos tanques de aço inox com camisa utiliza o vapor d’água como fator de aquecimento.

Assim, quando um tanque com camisa de aquecimento é utilizado em um processo que exige mais rapidez, leva-se mais tempo para que seu conteúdo atinja a temperatura de regime do que o previsto pelas características do equipamento. Desta forma, é necessário que o tanque de aço esteja adequado para a função a que se destina, devendo ter todas as características necessárias para o atendimento dos processos industriais.

Os tanques de aço com aquecimento são usados para diversos processos e podem ter as mais variadas dimensões, desde os menores, que possuem de dois a três metros de diâmetro, até tanques com 50 metros de diâmetro ou mais. Para sua utilização existem regras, que são fiscalizadas pelos órgãos públicos, exigindo que os tanques sejam construídos de maneira que as características dos produtos ali processados ou armazenados não tenham alterações e para que não haja também contaminação ou depredação do meio ambiente.

Utilização dos tanques de aço com camisa e aquecimento

Os tanques de aço com camisa tanto podem ser utilizados na produção e armazenamento de vinhos, de sucos industriais ou de água mineral, como também na produção de derivados de leite ou produtos da indústria farmacêutica.

O equipamento é o mais adequado para empresas produtoras, já que se trata de material totalmente reciclável e ecológico, não prejudicando nem o meio ambiente e muito menos os produtos que nele são produzidos. Além disso, também na aparência o aço inox é mais estético, apresentando um visual mais higiênico, podendo ter uma grande variedade de acabamos de superfície, ou seja, além de ser útil na produção, também apresenta a característica de confiabilidade nos produtos ali processados.

De maneira geral, os tanques de aço inox com aquecimento possuem também o termostato, que é usado para impedir que a temperatura de determinados processos não tenham variações que prejudiquem os produtos fabricados.

O termostato é composto, principalmente, por dois elementos, um indicando a variação térmica apresentada pelo sistema, que é o elemento sensor, e outro que controla a variação da temperatura, corrigindo os desvios térmicos e mantendo a temperatura dentro do intervalo exigido pela produção.

Alguns tanques de aço inox com camisa também combinam as variações de temperatura com variações de pressão, com o objetivo de ativar os mecanismos corretores. Um recipiente de metal, utilizando gás ou líquido, ligado a um bulbo com tipo fino é um modelo desse tipo de sensor.

Nessa caso, as mudanças de temperatura sofridas pelo recipiente principal, o tanque de aço inox com camisa e aquecimento, são comunicadas ao bulbo pelo tubo de ligação. Como o volume do bulbo mantém-se estável e fixo, a variação se transmite ao recipiente principal, criando a alteração do seu volume e compensando, assim, a variação de temperatura.

Alguns tipos de tanques de aço inox com camisa e aquecimento

Tanque para produção de alimentos

Os tanques de inox com aquecimento podem ser do tipo tacho, com sistema de aquecimento a gás ou a vapor, servindo para produção de doces, de geleias, de requeijão e outros derivados do leite, podendo ter capacidade variável de 30 a 500 litros, ou quilos.

O aquecimento pode ser feito através de serpentinas de vapor, de feixes tubulares ou de outro tipo de equipamento, mantendo sempre a temperatura dentro dos limites para garantir melhor qualidade dos produtos.

Tanque para tratamento de metal

Os tanques de aço inox com camisa e aquecimento também podem ser utilizados para a cura de metais, após tratamento com calor. Alguns tanques podem atingir temperaturas superiores a 100°C, sendo equipados com agitadores motorizados, com partes internas e externas em aço inoxidável, havendo ainda controladores digitais com indicador de temperatura e chaves para controle do tratamento dos metais.

Tanques de lavagem

Em alguns casos é necessário o uso de tanques de aço inox com camisa e aquecimento para lavagem de tanques rodoviários ou de silos estacionários. Nesses tanques, o sistema de aquecimento pode ser através de caldeira ou de resistência.

Tanques de efluentes

Outro processo que se utiliza dos tanques de aço com camisa é o tratamento de efluentes. Neste processo, utilizam-se dois tanques de aquecimento,um para cada centrífuga. No tanque, o lodo é aquecido em temperaturas que podem chegar a 97°C, a temperatura ideal para que, ao passar para a centrífuga, ocorra a correta separação entre o lodo e o óleo ou outros produtos químicos.