Tanques de aço inox na indústria farmacêutica

Processos químicos, mecânicos ou físicos ocorrem em todas as indústrias. Assim sendo, os tanques de aço inox estão quase sempre envolvidos nisso. Na indústria farmacêutica não é diferente.

De fato, esses recipientes de armazenamento devem ser construídos de forma adequada e oferecer total segurança. Além disso, estarem livres de contaminantes.

Tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Isso porque os produtos farmacêuticos devem seguir os mais altos padrões de qualidade. Afinal, tudo gira em torno da saúde dos consumidores e pacientes.

Certamente, um produto mal armazenado pode causar um enorme prejuízo para os fabricantes, já que deverá ser descartado.

Processos rigorosos exigem a qualidade dos tanques de aço inox

Primeiramente, é preciso lembrar que todos os processos que envolvem componentes químicos passam por rigorosas fiscalizações para que o produto final seja totalmente eficaz.

Assim, não causará problemas para as pessoas e consequências para as empresas. Por isso, os empresários do setor buscam sempre soluções seguras que garantam total qualidade.

Portanto, os tanques de aço inox para mistura farmacêutica devem ser construídos de acordo com as regras do setor. Dessa forma, será possível manter seu processo validado.

Benefícios dos tanques de aço inox na indústria farmacêutica

De fato, o uso de recipientes fabricados em aço inox traz uma série de vantagens para a indústria farmacêutica. Assim sendo, torna o processo de produção muito mais fácil e econômico. 

Sem dúvida, os tanques de aço inox são a melhor opção porque apresentam alta resistência à corrosão, mesmo em pressões e temperaturas elevadas. 

Portanto, recipientes de aço inox têm resistência extremamente alta em qualquer temperatura, mantendo o máximo de solidez. 

Estética dos tanques

Os tanques de aço inox também são visualmente atrativos, isso significa que têm uma aparência agradável. Portanto, oferecem um ótimo apelo estético.

Além disso, são de fácil manutenção e limpeza. Isso é ótimo porque as vantagens higiênicas que acompanham os tanques de aço inox são fatores importantes para a indústria farmacêutica.

Em razão dos tanques de aço inox serem duráveis, outro benefício importante de usar esses recipientes é que muitas vezes é a opção que oferece um bom custo benefício. Isso porque tem um ciclo de vida maior. 

Processo de fabricação

Quando se trata da construção e produção de tanques de aço inox para produtos farmacêuticos, existem requisitos e considerações particulares que são consideradas ao longo da fabricação. 

Ainda mais no que diz respeito ao design do tanque, onde deve ser garantido que a operação e a possibilidade de limpeza posterior possam atender as normas sanitárias.

Durante a produção, são necessários controles de qualidade contínuos, soldas de alta qualidade, bem como um tratamento de superfície muito fino. Dessa forma, é possível garantir que nenhuma impureza seja ocultada.

Tanques de aço inox devem passar por testes

Geralmente, antes dos tanques de aço inox saírem da linha de produção eles são testados para garantir que atendam aos requisitos aplicáveis ​​de acabamento de superfície, design higiênico e função.

O aço inox é essencialmente um material muito higiênico com inúmeras qualidades positivas. Por exemplo, é um material ideal para uso na produção de alimentos, além de produtos farmacêuticos, onde os requisitos de higiene são muito rígidos.

Aço inox não enferruja

A razão pela qual o aço inox não enferruja da mesma forma que o ferro comum é principalmente devido à combinação de ferro, cromo, níquel e molibdênio. 

Então, quando esses componentes são misturados na proporção certa, é criada uma superfície que reage com o oxigênio e deixa uma película muito fina e impermeável de óxido de cromo na superfície. Isso protege contra a oxidação que poderia levar à ferrugem.

No entanto, enxofre, ácido e água do mar são algumas substâncias que podem comprometer a fina superfície do aço inox, permitindo que enferruje.

Aço inox não contamina no contato com os produtos que armazena

De fato, essa é uma grande preocupação. Sem dúvida, é preciso evitar que as propriedades do aço inox contaminem os produtos armazenados no tanque.

Mas, um dos maiores benefícios desse material é que normalmente não libera substâncias, proporcionando uma vantagem distinta ao trabalhar com produtos que exigem alta higiene.

Os tanques de aço inox podem ser produzidos com outros materiais, mas nem todos atendem aos rigorosos requisitos de limpeza. 

Saiba mais sobre: Tanques de aço inox: Vantagens do uso na indústria química