Tanques de aço inox: Vantagens do uso na indústria química

Transportar e armazenar compostos químicos é um trabalho complexo e potencialmente perigoso. De fato, existem milhares de produtos industriais, muitos dos quais são tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente, por isso os tanques de aço inox se tornaram o material ideal para o seu armazenamento. 

Tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Sem dúvida, há muitas vantagens em usar aço inox na indústria de produtos químicos. Isso porque suas propriedades comuns, como facilidade de limpeza, resistência à corrosão, bem como durabilidade, o tornam indispensável. Assim sendo, os tanques de aço inox podem armazenar uma enorme variedade de produtos químicos. 

Os tanques de aço inox são versáteis

Talvez a coisa mais vantajosa em ter tanques de aço inox seja sua versatilidade porque praticamente qualquer produto químico ou solvente pode ser transportado e armazenado neles. Além disso, o produto não sofrerá efeitos, nem mesmo o recipiente. 

Os tanques de aço inox são fabricados em diversos tamanhos, portanto, tem a capacidade de conter um grande volume de produtos.

Adaptável

Entretanto, outra possibilidade é adaptar os tanques para atender às necessidades específicas da empresa, bem como personalizá-los com inúmeros acessórios especializados. Isso é feito de acordo com o tipo de produto.

Facilidade em limpar

Os tanques de aço inox são relativamente fáceis de limpar e podem ficar como “novos” depois de uma boa higienização. Certamente, uma limpeza completa permite que os tanques de aço inox sejam reutilizados para o mesmo produto químico que armazena. Por outro lado, também podem ser usados para um produto completamente diferente, sem que haja preocupação com a contaminação.

Resistência à corrosão

É de vital importância que os recipientes sejam à prova de ferrugem e resistentes à ação abrasiva de produtos químicos e solventes. Afinal, se um tanque for comprometido, o conteúdo vazará, potencialmente causando danos às pessoas ou ao meio ambiente. 

Mas, quando o material usado é o aço inox, praticamente não há riscos. Isso porque eles não apenas resistem aos produtos químicos armazenados dentro deles, mas também são tolerantes aos solventes frequentemente abrasivos usados ​​na limpeza. 

Portanto, a resistência a corrosão não se limita apenas ao interior dos tanques de aço inox, o exterior também deve ser feito do mesmo material. Portanto, isso significa que o tanque se sustentará quando armazenado em condições adversas. Então, seja ao ar livre ou mantido em uma instalação de fabricação, ele será resistente à corrosão. 

Tanques de aço inox são fortes e duráveis

Sem dúvida, o aço inox é o melhor material para tanques de armazenamento de produtos químicos, principalmente por sua resistência. De fato, é extremamente difícil perfurar ou comprometer os tanques de aço inox. Na verdade, é preciso um pouco de força para fazer um estrago perceptível em um tanque.

Pouca manutenção

Em segundo lugar, o aço inox é extremamente livre de serviços, exigindo pouca ou nenhuma manutenção. Além de limpar o interior do tanque antes de reutilizá-lo, não exige outro tipo de manutenção. Aliás, poucos materiais são tão duráveis ​​e fáceis de manter quando o aço inox.

Os tanques de aço inox oferecem melhor custo benefício

Como já citamos, os tanques de aço inox podem ser fabricados em várias formas e capacidades, seja vertical ou horizontal. Dessa forma, quando mantidos de maneira adequada, eles literalmente suportam décadas de uso intenso, mesmo em um ambiente hostil. 

Combinados com o fato de serem praticamente livres de manutenção, os tanques oferecem um incrível custo beneficio. No entanto, esse não é o fim da história, também é reciclável, o que significa que mantém valor além do serviço.

Que tipo de superfície é necessária para a colocação de um tanque vertical?

Então, para um suporte completo, você precisa garantir que a área seja lisa o suficiente para instalar o tanque. Portanto, um bloco de concreto bem construído, capaz de suportar o conteúdo do tanque, é melhor do que qualquer outro suporte.

Com que frequência é preciso inspecionar os tanques de aço inox para evitar rachaduras e desgastes?

Por fim, uma inspeção regular é sempre necessária.  De fato, é possível encontrar algum tipo de líquido, mas talvez não seja do tanque. Geralmente, os tanques verticais têm uma convexa que aparece no centro.

Assim, se a condensação se formar, ela tende a se mover em direção ao fundo e embaixo do tanque. No entanto, se o tanque estiver cheio, o fundo se achatará e a umidade sairá, o que pode ser um problema de vazamento.

Saiba mais sobre tanques de aço inox na indústria alimentícia.