Tanques de aço inoxidável para armazenamento

09 tanques de aço

Embora o material mais empregado na fabricação de tanques de armazenamento seja o aço carbono, já existem muitos tanques de aço inoxidável para essa finalidade, além de outros tipos de materiais, como alumínio e polímeros especiais para diversos tipos de produtos químicos.

Um dos principais objetivos de se utilizar aço inoxidável em tanques de armazenamento é a corrosão, seja da própria atmosfera, quando o aço está em ambiente aberto, ou a corrosão no contado com o produto armazenado.

Em razão disso, os tanques não produzidos com aço inoxidável devem ser sempre revestidos com pintura ou películas protetoras adequadas, tanto interna quanto externamente.

Os tanques de aço inoxidável para armazenamento são usados como recipientes para produtos líquidos ou para gases comprimidos. Alguns modelos de tanques operam com quase muito pouca ou nenhuma pressão.

Normalmente, os tanques de aço inoxidável são construídos em formato de cilindro, em ângulo perpendicular em relação ao solo, com fundo chato, teto flutuante, podendo ou não conter tampas. A maior parte dos tanques para manipulação de líquidos durante o transporte é projetada para trabalhar com diferentes graus de pressão.

A instalação de tanques de aço inoxidável para armazenamento é um meio de evitar qualquer tipo de perda, seja através de vazamento, de evaporação ou de derramamento de líquidos. Os tetos flutuantes são itens de segurança, servindo como medida de prevenção contra a poluição para alguns tipos de indústrias, como as de refino de petróleo.

O teto flutuante nos tanques de aço inoxidável acompanham o nível do líquido armazenado, reduzindo o espaço de valor acima do nível do conteúdo, havendo até mesmo tanques que utilizam o teto flutuante em complemento ao teto fixo.

Tipos de tanques de aço inoxidável para armazenamento

Dependendo de sua finalidade, os tanques de aço inoxidável para armazenamento são classificados em quatro categorias: teto, forma, localização e utilização.

O teto pode ser:

Fixo

Os tanques de aço inoxidável com teto fixo servem para armazenar derivados de petróleo, sendo formados na maior parte por caldeiras, que estão presentes em refinarias, oleodutos e terminais, sendo subdivididos em tanques de teto fixo, de teto móvel, de teto fixo com diafragma flexível e teto flutuante.

Cada um deles pode apresentar formatos diferentes, como cônico, curvo ou em gomos.

Móvel

Tanques de aço inoxidável com teto móvel são aqueles onde o teto se desloca com a pressão exercida pelo vapor. Em razão desses movimentos, é necessário a instalação de dispositivos de segurança, procurando evitar acidentes provocados por um possível excesso de pressão. A fim de evitar perdas com a evaporação, usa-se um vedante entre o teto e a parede do tanque.

Fixo com diafragma flexível

Nos tanques de aço inoxidável com teto fixo, com diafragma flexível, existe uma maior capacidade de variar o espaço, já que a pressão interna modifica-se, alterando o volume do vapor. A variação é feita pela deformidade de um revestimento que age internamente, como uma membrana flexível, com material que possa suportar a expansão líquida ou gasosa do fluido.

Flutuante

Nos modelos de tanques de aço inoxidável com teto flutuante, este flutua sobre o produto armazenado, com a cobertura movimentando-se conforme o esvaziamento ou enchimento do tanque. Os tetos flutuantes são usados para reduzir as perdas de produto em consequência da evaporação.

Com relação ao formato, os tanques de aço inoxidável para armazenamento podem ser:

Cilíndricos

Nesse formato, os tanques de aço inoxidável possuem corpo longo e arredondado, de igual diâmetro em todo o seu comprimento, podendo ser instalados vertical ou horizontalmente.

Esféricos

Entre os tipos de tanques de aço inoxidável para armazenamento, o mais utilizado e recomendado é o esférico, que não permite, quando esvaziado, nenhum resíduo ou sobra de produto no seu interior.

Seja de que formato forem, os tanques de aço inoxidável para armazenamento precisam ser inspecionados periodicamente para prevenir acidentes.