Tipos de tanques de aço inox

Se você está procurando um tanque para armazenar seu produto, já deve ter ouvido falar que o aço inox é a melhor opção. Além disso, deve saber que existem diferentes tipos de tanques de aço inox. Assim, deve estar em dúvida sem saber qual é o ideal para o seu negócio.

Então, saiba que para obter essa resposta é preciso consultar especialistas. Dessa forma, será possível conhecer diversos tipos de tanques de aço inox para  definir qual recipiente se adéqua as suas necessidades de armazenamento.

Tipos de tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Os tanques são amplamente adequados para armazenamento, mistura e fermentação de sucos de frutas, bebidas, laticínios, água, bem como outros tipos de materiais líquidos. A seguir, um rápido resumo dos diferentes tipos de tanques de aço inox que você pode usar em seu projeto.

Tipos de tanques de aço inox

De acordo com diferentes finalidades, os tipos de tanques de aço inox são definidos. De fato, o aço inox é o preferido da indústria devido a suas inúmeras qualidades que favorecem o armazenamento de diferentes produtos. Os tanques são fabricados para diversos fins.

Assim, são construídos conforme as necessidades de armazenamento. De fato, o aço inox é o material mais utilizado na fabricação de tanques de armazenamento. Sem dúvida, a sua popularidade é justificada devido a todos os benefícios que oferece.

Classificação

De fato, os tanques podem ser classificados de várias maneiras. Por exemplo: tanque de armazenamento, tanque de mistura, tanque de hidrólise enzimática, tanques de emulsão, etc. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada tipo de tanque.

Tanque de armazenamento

Os tanques de armazenamento de aço inox são recipientes para reter líquidos, às vezes para gases comprimidos, e também podem ser usados ​​apenas para armazenamento. Por outro lado, também são adequados para fazer misturas.

Além disso, podem servir de tanque para o armazenamento temporário, ou seja, uma alternativa até o produto ser depositado em outro recipiente. Assim, é amplamente aplicável no setor de alimentos, bebidas, laticínios, suco de frutas, indústria farmacêutica, etc.   

Outros tipos de tanques de aço inox – Tanque de mistura

Como o nome sugere, o tanque de mistura é usado para misturar, e tem também a função de aquecimento. Além disso, pode ser usado para refrigerar, manter o aquecimento e a medição. Assim, sendo são amplamente utilizados em produtos farmacêuticos, materiais de construção, indústria química e de alimentos.

Tanques de hidrólise enzimática

O tanque de hidrólise enzimática é um tipo de recipiente de mistura e agitação que pode manter a ativação das enzimas ajustando a temperatura e o valor de PH, bem como acelerar a melhoria do processo biológico. Além disso, tem a função de aquecer, resfriar, manter o aquecimento e a agitação. 

O tanque possui entrada de alimentação, porta de descarga, entrada de água, saídas de amostra, etc. Portanto, fornece a condição ideal de processamento de hidrólise enzimática. Logo após esse processo, os materiais são resfriados e descarregados.

Tanque de emulsão

Os tanques de emulsão são amplamente utilizados na indústria de laticínios, bebidas e alimentos. Isso porque são os avançados equipamentos de mistura. Assim, são adequados para misturar produtos como o açúcar, amido, leite e ovos com emulsificante, estabilizante e espessante. 

Geralmente esses tipos de tanques de aço inox são usados em linhas de processamento de produção de leite em pó, iogurte, bebidas e sorvetes, etc.

Principais características dos tipos de tanques de aço inox

– O volume de tanques varia, também pode ser projetado e fabricado para satisfazer a aplicação específica dos clientes.

– Os tanques de aço inox geralmente são fabricados com material de alta qualidade para não comprometer as características do produto que será armazenado.  

– A espessura estrutural depende de diferentes tipos de tanques de aço inox e volume.

– Os tanques também podem ser divididos em tanques de parede única, tanques de parede. Além disso, posicionados no sentido horizontal ou vertical.

Conclusão

Por fim, você também pode ver perfis de aço inox na indústria automotiva ou no tratamento de águas residuais. Sem dúvida, é um ótimo material, usado com frequência em ambiente que exigem total limpeza, como cozinhas e hospitais. 

Portanto, se você não conhecia os tipos de tanques de aço inox, agora já conhece. Assim, pode definir qual é a melhor opção para o seu negócio.

Saiba mais sobre as vantagens dos tanques de aço inox versus tanques de aço carbono.