Tanque de aço inox para bebidas

Um tanque de aço inox possui várias utilidades para a indústria de bebidas, principalmente no processo de armazenamento. Acima de tudo, o aço inox garante aos empresários do setor uma maior conservação do produto, além de agregar mais qualidade em sua produção.

Tanque de aço inox para bebida
Tanque de aço inox para bebida

Os processos mais importantes na produção de bebidas são feitos em local adequado e dentro das normas exigidas. Dessa forma, será possível obter um produto de qualidade para a comercialização, já que será consumido por pessoas com os mais variados paladares.

O tanque de aço inox na indústria de bebidas

O aço inox é um dos materiais mais versáteis que existe para a fabricação de tanques. A indústria de bebidas e alimentos usam os tanques feitos com aço inox para vários processos, como a mistura, agitação, decantação, filtragem ou acumulação de produtos.

O aço inox é um material utilizado no mundo todo para a fabricação de tanques, já que é resistente a corrosão e totalmente ecológico. Além disso, é totalmente reciclável. Portanto, pode ser reutilizado depois de descartado.

Outro motivo da indústria de bebidas preferir o aço inox é o fato desse material ser altamente resistente. Por exemplo, ele é inerte, o que significa que não causa nenhuma alteração no produto que está sendo armazenado, preservando o sabor e o aroma das bebidas.

Veja também: Tanques de aço inox para a fabricação de refrigerantes

Qualidade do produto

Desde pequenas empresas até multinacionais utilizam os tanques de aço inox para a produção, armazenamento e estocagem dos seus produtos. Sem dúvida, o aço inox é de fundamental importância, pois possui características essenciais para garantir um produto final de qualidade.

Uma vantagem importante para as indústrias de bebidas é que elas podem definir o tamanho do tanque a ser fabricado, de acordo com sua necessidade de armazenamento.

As bebidas alcoólicas, por exemplo, passam por vários processos até chegar ao ponto ideal de consumo. Algumas são produzidas a partir da fermentação (que é um processo de transformação de açúcares ou amidos sem álcool etílico ou etanol) de suas matérias primas, além da destilação e da infusão.

Para que todos esses processos ocorram de forma segura e eficaz é preciso escolher o material adequado para o tanque. O aço inox é a melhor opção porque é fácil de limpar e exige pouca manutenção.

Além disso, não é corrosivo, é resistente a variações de temperatura e mantém a neutralidade dos produtos. Portanto, não altera cor, aroma ou sabor.

Resistência à corrosão

O cromo presente no aço inox forma uma fina camada de óxido de cromo na superfície do material, que atua como uma barreira protetora contra a corrosão, protegendo o aço da oxidação e da ferrugem. Além disso, o aço inox mantém suas propriedades mecânicas em uma ampla faixa de temperaturas.

Tanque de aço inox: Tipos de bebidas e processos

Um processo importante na fabricação de determinadas bebidas é a fermentação, destilação e a infusão. A fermentação é produzida por enzimas segregadas por microrganismos ou leveduras. Muitas vezes elas estão incorporadas à matéria prima (frutas ou cereais) cuja extração é feita em um tanque de aço inox.  

Além disso, a fermentação é provocada por bactérias que precisam de oxigênio. Esse processo produz gás carbônico, que em alguns casos é usado na gaseificação da própria bebida como o champanhe e a cerveja, por exemplo.

Um processo importante é a destilação, que consiste em separar os líquidos através do aquecimento que é baseado na diferença dos pontos de ebulição. Os produtos têm pontos de ebulição diferentes. Os primeiros vapores são elementos mais voláteis (como o álcool), que se desprende da massa líquida original.

A destilação é definida como a combinação de duas operações inversas, a vaporização e a condensação. Mas ainda será mais perfeita quanto maior for a diferença do ponto de ebulição dos seus componentes. Exemplos de bebidas destiladas: cachaça, gin, conhaque, rum, tequila, uísque e vodka.

As bebidas alcoólicas que são feitas através do processo de infusão são chamadas de bebidas compostas. Isso porque são resultado da imersão de substâncias para que sejam extraídas suas essências.

Algumas bebidas são produzidas a partir de produtos obtidos pelos processos de fermentação ou destilação. Nesse processo são adicionados os ingredientes que dão suas características, como no caso dos licores e vermute.

Veja também: Tanques de aço inox para a produção de vinhos

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.