Para cada viticultor, o seu vinho é uma mistura única e, por isso, a melhor maneira de valorizá-lo é usando tanques de aço inox para acentuar seus sabores. Além disso, é um componente produtivo do processo de vinificação.

Sem dúvida, um tanque de aço inox oferece muitos benefícios ao processo de vinificação, sendo usado amplamente na industria do vinho.
Em que tipo de tanque armazenar seu vinho?
A produção de vinho é uma arte, com toques da ciência. Embora existam muitos processos fundamentais que precisam ser seguidos ao se fazer um vinho de qualquer tipo, a produção também envolve a expertise do enólogo.
Portanto, há muitas decisões que ele pode tomar para moldar o vinho em certo grau. Sem dúvida, uma das mais importantes é em que tipo de tanque o vinho deve ser armazenado durante a fermentação. Atualmente, os tanques mais populares são feitos de concreto, madeira e aço inox.
Esses materiais afetam a composição do vinho de maneira diferente. Isso porque permitem que quantidades variadas de oxigênio sejam expostas à bebida. Então, para decidir qual é o certo para você, resumimos abaixo os tipos mais comuns de tanques.
Tanque de aço inox
Um tanque de aço inox oferece muitos benefícios ao processo de vinificação. Por exemplo, facilita o controle de temperatura. Além disso, são fáceis de limpar devido às superfícies lisas. Dessa forma oferecem um alto nível de higienização.
Os tanques de aço inox também são econômicos. Portanto, se o preço for considerado (o que normalmente é), esse poderá ser um fator decisivo para a compra. De fato, trata-se de um ótimo investimento.
Em termos de efeitos de sabor, esse tipo de tanque oferece um ótimo aproveitamento. Isso porque destaca os perfis específicos de uma série de variedades de uvas.
Assim, os efeitos no vinho serão devido às decisões de vinificação e não ao mecanismo de fermentação.
O aço inox tem alta durabilidade e resistência, por isso tende a manter-se em bom estado por dezenas de anos. Portanto, escolha o melhor formato, bem como tamanho e afunilamento. Tudo isso de acordo com suas necessidades de armazenamento.
Tanques de madeira
Como os tanques de aço inox, os tanques de madeira também são muito comuns. No entanto, existem componentes nesse tipo de tanque que os tornam muito diferentes dos tanques de aço inox.
Por exemplo, a madeira possui uma propriedade isolante que mantém as fermentações mais quentes, isso pode ser uma coisa boa, porém, deve haver um controle mais rigoroso da temperatura.
Ao contrário dos tanques de aço inox, os tanques de madeira são geralmente mais difíceis de limpar e manter. Como as superfícies deles são texturizadas e porosas, o vinho absorve o interior da madeira.
Isso pode ser prejudicial, pois pequenos micróbios podem abrigar-se na madeira, exigindo mais tempo e atenção constante no que diz respeito ao processo de limpeza e armazenamento. Isso também vale para a cor do vinho.
Tanques de concreto
Os tanques de concreto são um tipo não convencional de material para vinificação. Embora alguns produtores de vinho ainda utilizem o concreto para produzir tanques de vinho, a maioria dos países preferem os tanques de aço inox.
Há várias desvantagens no uso de recipientes de concreto. Por exemplo: o desafio do pigmento de vinho restante no recipiente de concreto, bem como a capacidade de alternar entre vinho tinto ou branco.
Outra desvantagem comum do uso de tanques de concreto é o fato de que o recipiente pode trincar devido à temperatura do líquido no interior durante a fermentação ou limpeza. Além disso, pode deixar um aspecto mineral ao perfil sensorial do vinho.
Por que o tanque de aço inox é a melhor opção para seu vinho?
Os vinhos fermentados em recipientes de aço inox são geralmente produzidos de maneira mais redutiva (ou melhor, não oxidativa). O tanque permanece fechado quando não está sendo utilizado, e gás inerte é usado para preencher qualquer espaço no tanque e substituir o oxigênio.
Isso contribui para vinhos mais limpos e frescos, ótimos para beber. O material de aço inoxidável mantém as características de sabor do vinho. Portanto, são ideais porque oferecem os melhores recursos de refrigeração.
Veja também: Tanques de aço inox na produção de iogurtes