O que você deve saber sobre tanques de aço carbono

O aço carbono, com baixo e alto conteúdo de carbono, é usado em muitas aplicações em tanques. Assim, com o tempo, surgiram vários mitos sobre esse material. Por exemplo: quando ocorre uma falha ou vazamento, há mais chances disso ser resultado de algum outro fator do que a composição específica do material usado. 

aço carbono
Tanque de aço inox

No entanto, muitas pessoas desconhecem as características do aço carbono, seus benefícios e possíveis desvantagens. Para solucionar algumas dúvidas, neste artigo vamos falar sobre suas aplicações em tanques de armazenamento.

Mitos sobre o aço carbono

Alguns conceitos errados atravessam os tempos. Portanto, é importante conhecer pesquisar e buscar saber mais sobre algum tipo de material que seja do seu interesse. No caso da fabricação de tanques de armazenamento, o material mais comum é o aço inox e o aço carbono.

Ambos são resistentes e duráveis. Mas sobre o aço carbono, é comum pensar que ele não pode ser usado em baixas temperaturas. Além disso, também persiste o mito de que ele não resiste a altas pressões de operação. Outro mito é acreditar que é suscetível à entrada de umidade.

Outra questão é a oxidação. Então, vamos detalhar melhor cada um desses fatores que geram desconfiança sobre a eficácia do aço carbono em tanques de armazenamento.

Aço carbono resiste a qualquer temperatura?

Alguns dos mitos que cercam o aço carbono nem mesmo vêm de sua aplicação como material de tanque. Quando ele falha em alguns cenários pode ficar estigmatizado, como o desastre do Titanic, por exemplo. É importante ressaltar que o aço carbono vem em uma ampla gama de resistências e ligas que removem alguns dos perigos associados às baixas temperaturas. 

Embora seja verdade que o aço carbono padrão ou básico pode se tornar frágil em baixas temperaturas, o aço carbono usado na fabricação de tanques de armazenamento é de um tipo ou qualidade diferente que resiste a temperaturas no ambiente externo.

Aço para alta pressão

Ligas de aço carbono são mais do que capazes de lidar com pressões extremas tanto em operação quanto em períodos sem carga. As tecnologias modernas de fresagem e laminação fornecem uma estrutura interna cristalizada uniforme que anteriormente não poderia ser alcançada. 

Isso permite ao aço carbono e ligas a capacidade de resistir a altas pressões sem sofrer pontos de falha ocasionados pela disposição interna inadequada dos elementos no aço. Assim, as novas variedades de aço não apenas podem suportar pressões mais altas, mas também podem suportar temperaturas mais altas.

Umidade e oxidação

O aço carbono não revestido é altamente suscetível à oxidação em uma variedade de ambientes, mesmo com baixo teor de umidade atmosférica. 

No entanto, os fabricantes de tanques de armazenamento têm acesso a uma ampla variedade de revestimentos e aplicações que não apenas evitam a oxidação, mas também eliminam a entrada de umidade de todos os tipos. 

Dessa forma, é possível garantir que esse material não oxide em ambientes que anteriormente seriam uma preocupação. Sem dúvida, o aço carbono é um material eficiente e de baixo custo para a construção de tanques. 

Aço inox em vez de aço carbono

Como citamos anteriormente, ambos os materiais são excelentes para a fabricação de tanques. O aço inox, por exemplo, é um material altamente resistente. Além disso, é fácil de limpar, ou seja, a manutenção é mínima.

Outra vantagem é que não enferruja, o que garante mais tempo de vida útil. Um tanque de aço inox pode durar até 20 anos, mantendo os devidos cuidados. Portanto, também é uma ótima alternativa ao aço carbono.

Conclusão

Por fim, o aço carbono e o aço inox são materiais muito utilizados em várias indústrias para a fabricação de tanques, com o objetivo de armazenar materiais, como produtos químicos, alimentos, água, bebidas, laticínios, etc.

Ele é capaz de suportar altas pressões e vários níveis de temperaturas, resistindo aos efeitos prejudiciais da oxidação e entrada de umidade.

Então, se você está planejando comprar um novo tanque de aço personalizado, é importante considerar suas necessidades atuais e futuras para ter certeza de obter um tanque que melhor o atenderá. 

Mesmo que a ideia seja substituir um tanque, agora é o momento perfeito para garantir que você tenha o melhor equipamento para dar continuidade as suas operações.

Veja também: Benefícios do aço inox na fabricação de tanques de armazenamento

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.