Características dos tanques de aço inox

Embora tanques de aço inox pareçam todos iguais, algumas características os diferenciam. Por exemplo, um tanque de armazenamento de leite cru precisa de componentes funcionais diferentes do tanque de cerveja. É por isso que os tanques devem ser otimizamos de acordo com o tipo de produto.

tanques de aço inox
Tanques de aço inox

Portanto, o ideal é que os tanques de aço inox sejam equipados com os componentes funcionais adequados. A finalidade do tanque e as especificações do cliente determinam o tipo, tamanho e características do equipamento.

Agitadores em tanques de aço inox

Antes de mais nada, é preciso saber a fase do processo para inserir agitadores ​​em um tanque de armazenamento. Geralmente, os agitadores são instalados lateralmente ou por cima.

Limpeza CIP

Primeiramente, é feita a adaptação dos sistemas de limpeza ao produto e ao tipo de tanque. Assim, são levados em consideração todos os requisitos técnicos relevantes do processo, bem como os aspectos necessários ao cumprimento das normas legais pertinentes. 

Assim sendo, os dispositivos de ventilação também são essenciais. Os tanques devem ter seções transversais livres grandes o suficiente para lidar com os volumes de ar de suprimento e exaustão necessários. 

De fato, essa é a única maneira de compensar as mudanças de volume na limpeza CIP devido a grandes diferenças de temperatura dentro do tanque.

Tecnologia de medição e controle

Todas as conexões necessárias para a implementação de sistemas de medição e controle devem ser realizadas de forma otimizada de acordo com as necessidades de cada indústria. 

Aquecimento e resfriamento dos tanques de aço inox

O desempenho da tecnologia de aquecimento e resfriamento deve ser projetado previamente. No geral, são utilizados tubos segmentados (em forma de serpentina) ou placas de resfriamento.

Isolamento

Alguns tanques de armazenamento e processo ficam ao ar livre, são quentes ou precisam ser protegidos contra mudanças de temperatura por motivos de processo. 

Assim, como material isolante, é usado principalmente placas de fibra mineral ou placas de espuma de poliuretano. Além disso, folhas de alumínio também podem ser usadas.

Em algumas aplicações, o isolamento também pode ser espumado diretamente. No entanto, a opção ideal é o aço inox para o revestimento externo.

Durabilidade do aço inox

Quando exposto à pressão, o plástico pode rachar e vazar, mas o aço inox não! Os tanques de plástico são frequentemente vulneráveis ​​à corrosão. Além disso, sofrem expansão e contração quando o clima muda ao longo do ano.

Por isso, é necessário substituir os tanques de plástico de tempos em tempos. Mas, isso gera uma grande despesa adicional para qualquer empresa. Os tanques de aço inox, por outro lado, são resistentes à corrosão e duram muito mais tempo.

Tanques de aço inox oferecem mais segurança

Os tanques de aço inox são frequentemente usados ​​para armazenar água potável. Portanto, é vital que a água seja limpa e segura. Os tanques de água de plástico podem desenvolver mofo e bactérias.

A infiltração também é um problema comum em tanques de água de plástico, que pode levar à contaminação. No entanto, os tanques de armazenamento de água construídos com aço inox não vazam, o que significa que as bactérias não podem entrar no tanque e contaminar a água.

Reciclagem

No mundo de hoje, há um foco intenso na capacidade de um produto ser reciclado e manter nosso meio ambiente seguro. Entretanto, o plástico utilizado não pode ser reciclado e é prejudicial ao meio ambiente. Mas, o aço inox pode ser reciclado e reutilizado quando estiver pronto para ser substituído.

Conclusão

Por fim, a escolha do material certo para seu tanque de armazenamento evita que sua instalação desperdice qualquer produto. Portanto, o aço inox é uma ótima opção, pois pode ser usado em uma variedade de aplicações.

Portanto, não é nenhum segredo que o aço inox é incrivelmente versátil, sendo fácil dobrar, cortar e soldar. O aço inox também é fácil de manipular em diferentes formas, por isso é ideal para projetos específicos.

De fato, em comparação com outros materiais, os tanques de aço inox vencem a disputa já que oferece inúmeros benefícios para diversas indústrias, seja de armazenamento de água, produção de leite, vinho ou cerveja.

Veja também: Principais usos para tanques de aço inox.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.