Tanque de armazenamento: diferenças entre aço inox e aço cromado

É comum confundir o aço inox com o aço cromado, imaginando que possam apresentar as mesmas características em um tanque de armazenamento. Evidentemente, pessoas conhecedoras não têm esse tipo de dúvida. Assim, na hora de escolher, logo dão preferência ao aço inox para a fabricação de tanques de armazenamento.

tanques de armazenamento
Tanque de aço inox

Para que possamos conhecer as diferenças entre um tipo e outro de aço é importante saber como é o processo de fabricação de cada um.

Processo de fabricação do aço inox

O processo de fabricação do aço inox é completamente diferente do aço cromado. O aço inox é feito através de uma liga de ferro e cromo. Também há a adição de outros elementos químicos, como, por exemplo, o molibdênio e o níquel.

Além disso, outros elementos podem ser acrescentados conforme as características e objetivos finais de cada liga. O cromo é o principal elemento na liga do aço inox. Uma vez que, quando em contato com o oxigênio do meio ambiente, automaticamente produz uma camada passiva.

Estamos falando de uma película de mínima espessura que é responsável pela resistência à corrosão do aço inox. Portanto, isso define a alta resistência dos tanques de armazenamento fabricados com aço inox.

Aço cromado

O aço cromado possui um processo de fabricação muito mais simples, tendo a adição de uma quantidade significativa de cromo. No entanto, não é reciclável, como acontece com o aço inox, gerando no processo uma grande quantidade de substâncias tóxicas. Ele deixa o material com um brilho e uma vivacidade que o aço inox não consegue produzir.

Sistemas de classificação para aço inox

Existem muitos sistemas de classificação numérica para aço inox, designados de acordo com sua composição, propriedades físicas e aplicações. Cada tipo é classificado pelo seu número de série e, em seguida, atribuído um grau numérico. As classes mais comuns são os tipos 304 e 316, que consistem em ligas de cromo-níquel austeníticas.

Devido à sua superfície lisa e não porosa, o aço inox é fácil de limpar e resistente a bactérias, o que o torna uma escolha popular em ambientes onde a higiene é uma preocupação, como hospitais, cozinhas comerciais e instalações de processamento de alimentos. 

Diferenças entre o aço inox e o aço cromado

A seguir, confira algumas diferenças entre o aço inox e o aço cromado:

– O aço inox tem maior durabilidade, sendo assim oferece mais tempo de vida útil para um tanque de armazenamento.

– Apesar da melhor aparência do aço cromado, o aço inox também pode oferecer certo nível de brilho.

– O aço inox é mais fácil de limpar, ao contrário do aço cromado que, para manter o seu brilho característico, precisa de produtos específicos para a limpeza.

– O aço inox possui um sistema de produção mais complexo, além de exigir diversos componentes químicos, além do ferro e do cromo.

– No que se refere a sustentabilidade, o aço cromado não pode ser reutilizado em razão dos componentes tóxicos produzidos durante sua fabricação, diferente do aço inox que é 100% biodegradável.

Os cuidados exigidos pelo aço cromado

Enquanto o aço inox pode ser higienizado apenas com água e sabão, na maior parte das vezes, o aço cromado vai exigir uma série de cuidados especiais para que mantenha sua aparência.

Os materiais de limpeza são específicos, podendo ser aplicados apenas em aço cromado, utilizando a recomendação presente na embalagem do produto.

Além disso, o aço cromado não pode ser deixado em local úmido, já que a presença de água pode acelerar o processo de oxidação, aparecendo pontos de ferrugem.

O aço cromado, além disso, precisa ser higienizado com mais frequência do que o aço inox, uma vez que o acúmulo de sujeiras, inclusive poeira ou partículas de gordura, ajudam a acelerar o processo de oxidação.

O melhor material para tanques de armazenamento

Por fim, entende-se que o aço inox é o mais recomendado para tanques de armazenamento devido a sua durabilidade e capacidade de não interferir nas propriedades do produto armazenado.

Uma de suas principais características é a resistência à corrosão, especialmente em ambientes agressivos, como aqueles com alta umidade, exposição a produtos químicos corrosivos ou ambientes marinhos.

De fato, ambos os materiais apresentam uma série de diferenças. Mas também é importante lembrar que os dois tipos de aço têm suas utilidades.

Veja também: Tanques de aço inox para bebidas

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento para tanques ou acessórios, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.