Vantagens dos tanques de vinho de aço inox

Barris de carvalho não são os únicos recipientes de armazenamento de vinho que você encontrará em uma adega. Alguns vinhos não se destinam a absorver os elementos lenhosos extraídos dos barris e por isso a escolha do enólogo é pelo aço inox. 

Tanque de aço inox
Tanque de aço inox

Esse metal durável é usado pela indústria do vinho em grande parte porque é neutro. Isso significa que não adiciona nem remove componentes aromáticos ou de sabor do suco à medida que se torna vinho.

Benefícios do aço inox para tanques de vinho

Primeiramente, além de sua neutralidade, o inox é de baixa manutenção. Também não é tóxico, é resistente à ferrugem e isento de zinco e chumbo. Sem dúvida, isso dá aos vinicultores o controle sobre o processo de fermentação, limitando as perdas de vinho. Além disso, reduz o acesso do vinho ao oxigênio, como acontece quando o vinho é armazenado em barris de carvalho porosos.

Na era moderna, a maioria dos tanques também pode ter “coberturas”, através das quais fluem agentes de refrigeração para auxiliar no controle da temperatura durante o processo de fermentação. Isso é especialmente importante na produção de vinhos brancos que devem ser mantidos frescos para preservar seus aromas de frutas. 

E, como mencionado acima, o inox não transmitirá nenhum elemento que afete o sabor ou os aromas do vinho. O aço inox também é muito durável. Na verdade, é “autocura”. Se o tanque for arranhado, o filme de óxido se regenera e sela o defeito, evitando a corrosão.

Por que os tanques de vinho de aço inox são mais usados? 

A popularidade dos tanques de aço inox se deve em grande parte à sua durabilidade e sustentabilidade. Os barris de carvalho têm uma vida útil curta, geralmente de três a cinco anos. Mas à medida que são cada vez mais utilizados, perdem o seu aroma original de carvalho e a acidez do vinho vai corroendo-os. 

Em comparação, a vida útil do tanque de aço inox é muito maior. O volume do tanque também é maior que os de carvalho. Por isso, a maioria das vinícolas escolhem tanques de aço inox para fazer vinho.

Outra vantagem é que o tanque de aço inox pode manter a personalidade original e o sabor característico das uvas para a produção de vinho. 

Fácil controle de oxidação dos vinhos

Embora pequenos barris de carvalho forneçam um ambiente micro-oxigenante para os vinhos, a taxa de oxidação relativamente incontrolável é um desafio para os vinicultores. Por outro lado, devido a sua boa estanqueidade, os tanques de aço inox permitem que os vinicultores controlem a velocidade de oxidação dos vinhos. 

Fácil de limpar

Por fim, a superfície de contato lisa do tanque de aço inox é fácil de limpar, o que pode reduzir os resíduos da vinificação. Em adegas modernas com melhores condições, o sistema de limpeza CIP pode ser normalmente usado.

Veja também: Tanque de suco: por que de aço inox é melhor

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.